Páginas

26 março 2008

Beira Baixa - Notícias de 1955 - Ago/Dezembro

6 de Agosto
Novo Médico
Concluiu há pouco, em Coimbra, o curso de Medicina, com alta classificação, o Sr. Dr. António Branco Amaral

.
6 de Agosto
Escola de Enfermagem
Prestaram as suas provas de Exame de Estado, na corrente época, duas alunas do Curso de Enfermagem Geral e trinta do Curso de auxiliar de Enfermagem.
Do Júri fizeram parte os srs. Drs. Alberto Machado, Chorão de Aguiar, Lívio Lopes Ferreira, Ramos Proença, Manuel Lopes Louro e as Monitoras D. Madalena Teixeira e D. Branca Souchet
.
13 de Agosto
Escola Normal de Castelo Branco
Exames de Estado --- Ano de 1954-55

..
Resultados
8 alunas aprovadas com 11 valores
12 alunas aprovadas com 12 valores
24 alunas aprovadas com 13 valores
27 alunas aprovadas com 14 valores
15 alunas aprovadas com 15 valores
4 alunas aprovadas com 16 valores
Houve duas reprovações
.
20 de Agosto
Batalhão de Caçadores nº6
Realizou-se no dia 11 de Agosto, a cerimónia de posse do Cargo de Comandante, pelo Exº Sr. Tenente-Coronel José Maria Baptista Machado
..
27 de Agosto
Falecimento
Finou-se nesta idade, no passado dia 16, depois de doloroso e prolongado sofrimento, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, o Sr. João Vilela que foi durante muitos ano, o motorista dedicado do nosso ilustre Amigo, Sr. Dr. Alexandre de Almeida Garrett.
O finado que contava apenas 52 anos de idade, era muito estimado na cidade pelas suas excelentes qualidades de carácter, deixa viúva a Sr.ª D. Delfina Madeira Vilela e era pai da menina Maria Teresa Madeira Vilela e do menino João Caetano Madeira Vilela.
.
10 de Setembro
Doente
Desde sábado passado que se encontra retido no leito, bastante incomodado de saúde, o nosso prezado Amigo Sr. Tenente-coronel Elias Garcia.

.
17 de Setembro
Despedida
Julieta Neves e sua Mãe ao mudarem a sua residência de Castelo Branco para Lisboa, a todas as pessoas amigas apresentam os seus cumprimentos de despedida, agradecem as atenções recebidas e oferecem os seus préstimos.

.
Nota:
A DrªJulieta Neves foi uma excelente professora de Ciências Naturais e foi muito responsavel pelo meu futuro e pela minha carreira docente. Tinha uma uma má relação com os alunos... premeditadamente "má"... com a finalidadede criar em nós um espírito de reacção e contra ataque... nas adversidades que pudessem surgir na vida de cada um de nós. Poucos gostavam dela mas os resultados que obteve revelaram-se óptimos na futura vida dos seus alunos! Apesar de tudo aquilo por que passei com ela...eu lhe agradeço toda a influência que teve em mim!...
Nascida em 17 de Março de 1912, teria 40/41 anos quando foi nossa professora no 6º/7º Anos. Solteirona impenitente viveu sempre com a Mãe... e ficou conhecida, no meio estudantil de Castelo Branco, por "Tia Anica".
Esta despedida ocorreu após concurso que a colocou como Professora efectiva no Liceu Raínha D.Leonor, em Lisboa.
.
24 de Setembro
Dr.José do Carmo
É o novo Conservador do Registo Civil.
.
1 de Outubro
Dr. João Pinto da Rocha
Pelo inspector do ensino técnico Sr.Eng. Agrónomo Mário Baptista da Silva Alegria, foi dada posse na Câmara Municipal do lugar de Director da Escola Técnica de Castelo Branco, ao sr.Dr.João Luis Augusto Pinto da Rocha.

1 de Outubro
Nascimento
Com muita felicidade deu à luz , no dia 28 do passado mês, um menino, a Sr.ª D. Maria Armanda Esteves Pires da Cunha Mota, esposa do Eng. Alfredo da Cunha Mota.

1 de Outubro
Enlace Matrimonial
No passado dia 17, uniram-se pelos sagrados laços do matrimónio, na Igreja da Sé Velha em Coimbra, o Sr. Dr. Elias da Silva Tavares Dias Cravo, filho do nosso prezado amigo Sr. Eng. Elias Dias Cravo e da SrªD.Maria da Conceição Tavares Cravo, e a Srª D.Maria Irene Pequim Costa.

1 de Outubro
Vida Social
O Dr. Duque Vieira e a Esposa
Partiram na 2ªfeira, dia 26, de sua casa na Póvoa de Rio de Moinhos, a fixar residência em Lisboa, o Sr. Dr. Manuel Duque Vieira e sua esposa D. Amélia Eugénia da Fonseca Castel Branco Duque Vieira.
Ao passarem na estação de Castelo Branco receberam os esposos Duque Vieira a homenagem da cidade que ali acorreu a despedir-se e a agradecer.

.
22 de Outubro
Casamento
No passado domingo dia 10 de Outubro, celebraram o seu casamento na Igreja da Sé de Castelo Branco, a Sr.ª D. Célia Carracha Maltez, filha do Sr. Joaquim Inácio Correia Maltez e da Sr.ª D. Maria dos Anjos Pisa Carracha Correia Maltez, com o Sr. António Severino Beirão, filho do Sr. Dr. Augusto Duarte Beirão, nosso querido Director, e da Sr.ª D. Maria de La Sallette Severino Beirão.

5 de Novembro
Formatura
Com alta classificação concluiu a sua formatura em Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra, a Sr.ª Dr.ª D. Maria Esmeralda Nisa Vaz.

12 de Novembro
Tomou posse do cargo de subdirector Regional da Mocidade Portuguesa, o Sr. Major Américo Chamiço Dias Heitor

12 de Novembro
Romagem e Romeiros da Saudade
pelo Eng. Borges de Almeida, em 25/11/1955.

.
"Lembras-te do Barão do Sal? Espírito alegre, folgazão, estatura alentada e acolhedora.
Grande cavaqueador, apreciado na roda que frequentava o seu estabelecimento e esta roda, era o escol da época, de uma época em que se cultivava a conversa e em que saber conversar era um atributo de distinção
.
Um dia, Sua Majestade o Rei D. Carlos perguntou-lhe se não desejaria ser Barão de facto e ele, curvando-se em reverência gentil, respondeu: "Não acha Vossa Majestade que é demasiada distinção para quem já o é no conceito popular?"

12 de Novembro
Declaração
Isabel Augusta Lobato Carriço Goulão, residente em Castelo Branco, vem tornar público que, por sentença de 21 de Julho de 1955, com trânsito em julgado, foi decretada a separação de pessoas e bens, na acção que havia intentado para esse fim, contra o marido João Tavares Lobato Carriço, funcionário do Instituto Geográfico Cadastral, actualmente em serviço no concelho de Mora, não se responsabilizando por quaisquer dívidas por ele contraídas.
Castelo Branco, em 3 de Novembro de 1955

19 de Novembro
Falecimento
D.Maria de Jesus Baptista Bispo da Silva Caio
Faleceu nesta cidade, quase repentinamente, na noite de 13 do corrente, a Sr.ª D.Maria de Jesus Baptista Bispo da Silva Caio, de 54 anos de idade, viúva do Capitão de Infantaria João da Silva Caio e mãe da Sr.ª D.Maria Adelaide da Silva Caio e dos Srs. Francisco Baptista Caio, João Carlos da Silva Caio e António da Silva Caio.

10 de Dezembro
Nascimento
Com muita felicidade deu à luz no dia 30, do passado mês, uma robusta criança do sexo feminino, a Sr.ª D. Manuela Pinto Marçal Grilo, esposa do Sr. José Carrega Marçal Grilo.

17 de Dezembro
Casamento
Realizaram o seu casamento no dia 10 do corrente, a Sr.ª D. Cassilda de Carvalho Namorado, professora oficial do Liceu Nacional de Castelo Branco e o sr.Dr.João Nunes da Cruz, 1ºOficial da Secretaria do Governo Civil, desta cidade.

24 de Dezembro
Casamento elegante
No dia 11 do corrente, uniram-se pelos sagrados laços do matrimónio, na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, o sr.Rui Nunes Blasco, empregado da Auto Mecânica da Beira, Ldª, filho do Sr. Francisco Blasco e da Sr.ª D. Isabel Nunes Pires Blasco, e a Sr.ª D. Maria Helena Vicente Leal, visitadora sanitária da Sub-Delegação do Instituto Maternal na Covilhã, filha do Sr. David Vicente e da Sr.ª D. Maria José Leal Mendes.

Sem comentários: