Páginas

17 fevereiro 2008

Fez ontem 55 anos...

Foi no "Algarve" que isto se passou...

Proibidas, nesse ano, as saídas para Espanha, aos alunos finalistas do Ensino Liceal, tiveram estes de resolver o "probema" com aquilo que tínhamos em casa. Em Castelo Branco decidimos passar o Carnaval no Algarve!...
Dia 16 de Fevereiro de 1953
Fez ontem 55 anos, fizemos a viagem de Évora para Lagos

"Depois do pequeno-almoço dei uma volta pela cidade e visitei o Liceu de Évora. É um edifício muito bonito mas muito diferente em estilo, do nosso Liceu. Seriam 10 horas quando saímos de Évora para iniciar uma viagem um tudo-nada maçadora; muito por causa da estrada que era horrível e cheia de buracos... Parámos para almoçar um pouco para lá de Aljustrel e passámos depois por Odemira e Aljezur para só parármos em Sagres e S.Vicente que visitámos.
Foi aqui que se passou um episódio digno de menção.
Com o promontório de Sagres ali mesmo à mão de semear, lembraram-se os professores, provavelmente o Dr.Duque Vieira que nos acompanhava, de fazer uma homenagem breve aos navegadores portugueses de quinhentos… Vai daí, ali mesmo ao pé do precipício o professor proferiu umas palavras breves mas sentidas, com nós todos à sua volta fazendo um esforço danado para dar seriedade e compostura ao acto a que assistíamos.

Com um lindo ramo de flores, colocada ao pé do Dr. Duque Vieira, uma das nossas colegas aguardava o fim do discurso para passar o ramo para as mãos do Mestre que as lançaria no mar num gesto largo e dramático… O que sucedeu logo depois… Só que o professor não contou com o dia ventoso que decorria e as rajadas eram tão fortes que por duas ou três vezes as flores voaram alto mas regressaram aos pés do mestre, teimosas em não cumprirem o seu papel… A cada lançamento elas voltavam para trás! Regressavam aos pés do Mestre recusando-se a obedecerem fielmente àquilo que estava determinado!...
O Duque não insistiu muito e, o melhor que fez, alinhou na risota que aquela situação provocou em todos nós.

Esta foto foi tirada em Sagres nessa altura (16.Fev.1953)
Estão presentes, da esquerda para a direita, a Zezinha Pereira (encoberta), a Maria Onémia Carmona, a Mia Pinto Garcia, a Conceição Faria de Sousa, a Ilda do Carmo Silva (encoberta), a Marília Neves Pereira, a Maria Júlia Costa, a Susana Vaz Oliveira e a Maria José Morão. Uma delas era a do ramo de flores...

Depois rumámos a Lagos onde chegámos ainda de dia. Demos uma volta à cidade e visitámos uma igreja e um museu a juntar a outros tantos que já tínhamos visto. Aí a gente começou a fazer contra vapor… a mostrar uma resistência passiva. Já estávamos a ficar fartos dos Conventos, das Igrejas e dos Museus que, a cada passo, o Duque Vieira mandava atravessar à nossa frente...
(…)
Em Lagos, à hora do jantar, sentei-me com o Zé Castilho numa das extremidades da mesa e como os professores se sentaram no outro extremo, as moças fugiram todas para a nossa banda. Mas o mais interessante sucedeu quando vi a Maria Júlia sentadinha, ali quase à minha frente, quando ainda há pouco eu a tinha visto a ocupar um lugar lá tão distante...
No nosso canto acabou por reunir-se um belo grupo de que faziam parte o Zé Castilho, a Célia, a Zezinha, a Mia, a Júlia, a Maria José Morão e eu. Foi tal o "chiqeiro" que se fez naquele local que deve ficar memorável nos anais da Pensão Costa d’Oiro, esta noite de Carnaval passada no Algarve.
À noite cederam-nos a sala do Clube chique e ali se armou uma bailação até à meia-noite. Como não havia discos, a Maria da Conceição Faria tocou piano e o Paralta mais o Proença tocaram harmónica. Deu para dançar um pouco… à falta de melhor música. A seguir ao baile fomos a um café comer qualquer coisa e recolhemos depois a
umas instalações cedidas pelo exército, onde fomos dormir e rapar um frio enorme que teve consequências desastrosas…"