Páginas

28 janeiro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1955 - Janeiro

1 de Janeiro
Nascimento
O lar da Sr.ª D. Aida da Ressurreição Nunes de Sousa Palmeiro, distinta professora do nosso liceu e esposa do nosso prezado amigo Dr.Francisco José Palmeiro, ilustre director do Instituto de Santo António e Vereador da Câmara Municipal, foi especialmente dotado por Deus, na madrugada de 4ªfeira dia 29 de Dezembro, com o nascimento de uma filha robusta e cheia de vida.
.
8 de Janeiro
Vida Social
Artigo sobre "O Trânsito em Castelo Branco"
Lembranças aos Peões e aos Automobilistas
.
8 de Janeiro
Desporto
O Sport Benfica e Castelo Branco ganhou brilhantemente e pela 2ªvez consecutiva, o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco
Classificação:
..........................................J....V....E....D.... P
Sport Lisboa e Castelo Branco....6....6.... - ....-....12
Unidos do Tortozendo..............6....3.... 1....2.... 7
Desportivo Covilhanense...........6... 2.... 0....4... .4
A.D.Idanhense........................6....-.... 1.... 5....1


.
Tem fotografia com o Marzia e mais outros facilmente reconhecíveis.
.
12 de Janeiro
Associações
O Relatório e Contas da Direcção da Associação de Bombeiros Voluntários de Castelo Branco é assinada por:
Ulisses Pardal, José Lopes Penha, José Marques Vilela, Adelino Semedo Barata, Manuel Ramalho e José Pedro Silvares Carqueija.
Era Presidente da Assembleia-Geral o Sr. Dr. Alexandre de Almeida Garrett.
Era Presidente do Conselho Fiscal o Sr. João Carlos da Mota Marques Mendanha,
Eram vogais os srs. José António Marçal Grilo e Júlio Hermano Pedro.
.
15 de Janeiro
Movimento Judicial da nossa Comarca
Tomou posse do cargo de Juiz de Direito da nossa Comarca, o Sr. Dr. Jacinto Fernandes Rodrigues Bastos que pertencia ao Quadro da Magistratura do Ultramar. A posse foi-lhe conferida no passado dia 8 pelo Exº Sr. Dr. Alberto Carlos de Figueiredo Franco Falcão, 1º substituto do Juiz de Direito.
No dia 10, tomou posse em Coimbra do Cargo de Ajudante do Procurador da República junto do Círculo Judicial de Castelo Branco, o Exº Sr. Juiz Manuel Flamino dos Santos Martins.
.
15 de Janeiro
Anúncio
Cândida C. Duarte Martinho
Parteira Diplomada
Consultas, partos e infecções
grátis aos pobres
rua dos Ferreiros, nº28 - 1º
.
19 de Janeiro
Falecimento
D.Judite de Tavares Proença
Na provecta idade de 92 anos, faleceu em Lisboa vítima de uma crise cardíaca, na madrugada do dia 12 do corrente, a Ex.ª Sr.ª D. Judite de Tavares Proença, viúva do antigo Par do Reino, Sr. Francisco Tavares de Almeida Proença.
.
26 de Janeiro
Casamento
No passado número saiu por lapso na notícia com esta epígrafe um erro que rectificamos. Assim, onde se lê Sr. Manuel Lopes Louro deve ler-se Sr. Dr. Manuel Lopes Louro.
Fica assim feita a devida rectificação.
.
26 de Janeiro
Pró Arte
1ºConcerto -- III Temporada
A Delegação Pró Arte, nesta cidade, tem o prazer de anunciar a inauguração da III Temporada, com o 14ºConcerto, no próximo dia 28 de Fevereiro, 2ªfeira.
O programa a apresentar, pelas 21h30m no Salão da Biblioteca Municipal, estará a cargo do consagrado pianista Fernando Laires que na última temporada alcançou, nesta cidade, inolvidável êxito.
Estamos absolutamente certos que a Sala da nossa Biblioteca vai ser pequena para comportar todos os que anseiam por ouvir Laires -- um dos mais sólidos valores da moderna geração.

.
O Programa é o seguinte:
I - Tocata em sol menor, Sousa Carvalho.
......Sonata op.13, em dó menor ("Patética"), Beethoven
II - Berceuse -- Chopin
......Valsa Nefisto -- Lizst
III - Sonatina -- Rui Coelho
....Jardins sob a chuva -- Debussy
....Tocata -- Khatchaturian

.
Fernando Laires nasceu em Lisboa. Sua Mãe é natural de Castelo Branco. É o "pianista completo" como o classificou o célebre mestre Isidor Philipp. Talento precoce e estranho, Laires já aos três anos tocava piano causando admiração e deixando prever o mais brilhante futuro.
(...) Fernando Laires é actualmente professor de piano no Conservatório Nacional.

.
Bilhetes avulso -- 20$00; Estudantes, avulso, 10$00;
Programas, 1$50; Assinaturas (6 concertos) 100$00
Assinatura (6 concertos -- Estudantes) 50$00
Bilhetes e Programas à venda na Papelaria de José Sérgio Feijão
Alameda Salazar -- Telefone 112
.
29 de Janeiro
Casamento elegante
No Santuário de Nª Sª de Mércules, nos subúrbios desta cidade, uniram-se no dia 22 do corrente, pelos sagrados laços do matrimónio, a Sr.ª D. Magda Emília de Sena Belo, gentil e prendada filha da Sr.ª D. Maria Emília de Sena Belo e do Sr. Luis Pignatelli de Sena Belo, com o sr.José Augusto Barbosa Marçal Grilo, filho da srª.D.Maria Rosália Barbosa Marçal Grilo e do sr.Possidónio José Marçal Grilo
.
29 de Janeiro
Baptizado
Recebeu no passado Domingo, na Sé de Castelo Branco, o sacramento do baptismo a filhinha do nosso querido amigo Dr.Francisco José Palmeiro, ilustre Director do "Colégio" Instituto de Santo António, e Vereador da Câmara Municipal e de sua Ex.ª Esposa Sr.ª D. Aida da Ressurreição Nunes de Sousa Palmeiro.
.
29 de Janeiro
Cultura
Revista "Seiva"
Propriedade e Edição da Escola Normal Amato Lusitano de Castelo Branco, de que é Director o Dr.J.Frade Correia, recebemos o primeiro número da revista Seiva.

Sem comentários: