Páginas

04 janeiro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1954 - Outubro

2 de Outubro
Acontecimento feliz
É hoje inaugurado em Castelo Branco o Cine Teatro Avenida

.
“É hoje inaugurado com a solenidade requerida o Cine Teatro Avenida de Castelo Branco.Grande realização que por si mesmo se impõe à admiração de todos naquele explêndido e gracioso edifício que se levanta imponente no gavêto principal da nova Avenida Marechal Carmona, os seus efeitos como a sua história dão relevo especial a esta época de notável progresso que se vive em Castelo Branco.
Não se furtou a Empresa a sacrifícios de vária ordem para dotar a nossa cidade de melhoramento tão relevante. Alguns dos seus componentes, e destacamos justamente o nome e a pessoa de Tomás Mendes da Silva Pinto, puseram nesta obra que podemos classificar de grandiosa, todo o seu entusiasmo, toda a sus sensibilidade bairrista e todas as suas qualidades de inteligência e empreendimento. Nela se amalgamaram dignamente o capital, a arte de bem projectar e construir e o amor à Terra que é esta cidade a que todos queremos devotadamente. Que o exemplo, alto e grandioso, se imponha e frutifique. E que a cidade saiba sempre, corresponder-lhe com bondade e justiça.
“Beira Baixa” deseja sinceramente à Empresa do Cine Teatro Avenida as maiores prosperidades.
.
Alguns apontamentos:
Esta importante obra custou cerca de 7 mil contos; o projecto é da autoria dos Arquitectos Raul César Caldeira e Albertino Galvão Roxo; a obra de estacaria sobre a qual se montou com solidez e estabilidade necessárias, o imponente edifício, foi feito pelo Sr. Teixeira Duarte e aquele pela “Construtora Abrantina”; a instalação eléctrica é do Eng. Marques Sequeira: o mobiliário e decorações são da fábrica de Manuel de Sousa, dos arredores do Porto, a aparelhagem de cinema é da Philips Portuguesa; os cristais são todos de fabrico nacional.
.
A Casa de Espectáculos tem 1.238 lugares – 11 Camarotes, 334 de 1º Balcão, 218 de Balcão e 634 de Plateia. Todo o conjunto é digno de admiração e dá gosto ver-se detidamente.

.
Nos três primeiros dias da inauguração exibe-se a Companhia de Teatro Nacional – Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro – com a peças “Prémio Nobel”, “Essa mulher” e “O leque de Lady Windermere”, seguindo-se um Baile nos vastos salões do primoroso edifício.
A inauguração do Cine Teatro Avenida é, por todos os títulos, um grande acontecimento em Castelo Branco e despertará, por certo, o melhor interesse das populações da região.
.
2 de Outubro
Colégio de Nª Sª de Fátima
A D.Jesus Caio anuncia que transferiu o Colégio para a Praça de Santiago
.
2 de Outubro
O disco voador de Almaceda e seus gigantes...
"Está ainda fresca a graça da invenção mas nem por isso o aspecto sério do caso apaga ou afasta a necessidade de alguns comentários.
A imprevidência jornalística, o gosto mesmo esturrado pela sensação e, vamos lá, uma consideração muito limitada pelo juízo dos leitores, são as primeiras tristes conclusões que ressaltam desta mesquinha prova.
Os créditos da informação séria andam muito por baixo e não admira quando as preferências são outras e bastante diferentes...
Por outro lado, o espírito inventivo com a torpeza na raiz é para alguns o pão nosso de cada hora...
Gigantes, afinal, não eram os tripulantes do fantástico disco mas outro, por sinal, de baixa estatura..." [Que grande carência de humor revela o autor desta prosa!...]
.
9 de Outubro
Comentário" sobre a inauguração do Cine Teatro Avenida.
.
16 de Outubro
Faleceu na 2ªfeira passada, depois de dolorosa e prolongada doença, a srªD. Adelaide do Rosário Moura Nunes da Cruz, esposa do Sr. Dr. João Nunes da Cruz, distinto funcionário do Governo Civil. Era Senhora muito estimada na cidade pelo seu porte exemplar e excepcionais dotes de coração.
.
23 de Outubro
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Realizou-se na 4ªfeira a inauguração das novas instalações, abertura das aulas e exposição de trabalhos das alunas do Colégio de NªSª de Fátima.
Na sessão a que presidiu o Sr. Dr. Alberto Trindade, governador civil substituto, usou da palavra a Sr.ª D.Maria Adelaide Caio, ilustre Directora do Colégio, para fazer a história sucinta do interessante estabelecimento de ensino e agradecer a professores, encarregados de educação, famílias de alunas e à humana e selecta assistência a colaboração que, sem dúvida, esta grande obra merece. Depois, o Orfeão do Colégio cantou com esmero alguns números de boa composição musical e o Sr. Dr. Alberto Trindade encerrou a sessão com felicitações para a Exmª Directora do Colégio e votos de prosperidades.
Antes, na parte da manhã, o Senhor D. Agostinho de Moura, nosso Venerando prelado, acolitado pelo Revº padre Jorge, pároco da cidade, celebrou missa na Capela privativa do Colégio e benzeu todas as dependências.
O Colégio de Nossa Senhora de Fátima já tem alguns anos de vida e conta no seu activo de trabalho uma obra educativa digna de realce. Agora com as suas novas instalações, a forte vocação da ilustre Directora, ajudada pelos seus dedicados filhos e por todo o escolhido Corpo Docente, há-de naturalmente constituir mais um motivo de orgulho para os albicastrenses.
.
30 de Outubro
Capitão Domingos André
Assumiu o comando da Companhia da Guarda-Fiscal
.
Coronel Silveira e Lorena
Assumiu as funções de Chefe do Distrito de Recrutamento e Mobilização nº15, aquartelado na nossa cidade, o sr.Coronel Alfredo Alberto da Silveira e Lorena.

Sem comentários: