Páginas

22 janeiro 2008

Beira Baixa - Notícias de 1954 - Dezembro

4 de Dezembro
Mais um motivo de gratidão da cidade de Castelo Branco
Os estudantes universitários de Coimbra, antigos alunos do Liceu de Castelo Branco, Sr.ª D. Ermelinda da Assunção Oliveira Ceia, D.Maria Emília Sequeira Faria de Sousa e Srs. Armando Lourenço Azevedo Gamas, António Branco Amaral e Mário Coelho Ferraz de Oliveira, reunidos em Comissão Executiva, promovem no dia 13, no Teatro Avenida de Coimbra, um espectáculo a favor dos sinistrados do ciclone que tão violentamente atingiu a nossa cidade.
Da Comissão de Honra fazem parte as seguintes Entidades:
Governador Civil de Coimbra
Reitor da Universidade
Arcebispo Bispo Conde
General Comandante da II Região Militar
Presidente da Câmara de Coimbra
Presidente da Junta de Província da Beira Litoral
Juiz Conselheiro Presidente da Relação
Delegado do Procurador-Geral da República
.
O espectáculo decorrerá em quatro partes:
1ªparte - Tuna Académica
2ªparte - Orquestra de Câmara da Tuna Académica
3ªparte - Coral misto da Faculdade de Letras
4ªparte - Grupo de Variedades da Tuna Académica

.
Merece o melhor encómio, da parte dos albicastrenses, a ideia posta em marcha com tanto carinho e dedicação, pelos antigos alunos do nosso Liceu e grato nos é registar a excelente colaboração que obtiveram da parte das mais distintas entidades de Coimbra.
.
4 de Dezembro
Tufão 1
6000 contos para recuperação dos estragos causados pelo temporal em Castelo Branco
.
4 de Dezembro
Tufão 2
Foi aberto um crédito de 6000 contos a favor do Ministério das Obras Públicas para ocorrer à recuperação dos estragos causados pelo violento temporal do trágico dia 6 de Novembro último, em Castelo Branco.
.
4 de Dezembro
Falecimento
Finou-se nesta cidade, no dia 28 de Novembro pp, com a avançada idade de 98 anos, o Sr.João Ribeiro Álvares de Melo, grande artista marceneiro e exímio entalhador. O finado, não obstante a avançada idade, conservou até final o pleno uso de todas as suas faculdades e não raro era vê-lo, ainda há pouco, nas ruas da cidade com o aprumo e desenvolvimento próprios de 60 anos, executando ainda há bem poucos anos trabalhos que são autênticas maravilhas.
Coração bondoso e afável bem pode dizer-se que contava um amigo em cada habitante da nossa Terra, sendo por isso a sua morte muito sentida e, a atestá-lo, está o seu funeral que constituiu uma autêntica manifestação de pesar, tendo-se incorporado nele muitas centenas de pessoas de todas as camadas sociais.

.
Nota - Lembro-me muito bem deste senhor, sempre sozinho, com um porte muito digno e uma figura bonita, magro, vertical e já de muita idade.Guardei dele a ideia (alguém nos teria dito...) de ser ele um descendente de D.Nuno Álvares Pereira. E para nós, naquela altura dos nossos dez ou doze anos, uma altura em que ainda se estudava História e os valores pátrios nos diziam alguma coisa, isso conferia-lhe até um maior relevo e uma maior admiração...
.
4 de Dezembro
Vida Social
Pedrógão de S. Pedro
Em visita ao lagar do Exº Sr. Dr.Domingos Martins Romão estiveram nesta localidade os Srs. Dr.José Ribeiro Cardoso, Francisco de Sousa Tavares de Sampaio, Dr. Joaquim Gomes Belo, Eng.º Joaquim Miguel Serôdio, Dr.Frederico da Costa Conde, Eurico Salles Viana, José Ribeiro Serra Bouças e Manuel Gomes Belo, de Castelo Branco.
Depois de minuciosa visita àquele modelar lagar, foram os nossos visitantes mimoseados com um opíparo almoço na residência do proprietário, tendo-se trocado muitos e afectuosos brindes, sendo muito felicitado o activo e progressivo lavrador que é o Sr. Dr. Domingos Romão.
.
18 de Dezembro
Tufão
Solidariedade
A simpática iniciativa de estudantes de Coimbra, antigos alunos do nosso Liceu, corresponde inteiramente aos seus altos e sublimes objectivos.
(...) Foi um espectáculo cheio sob todos os pontos de vista. Explicou os motivos dele e exaltou brilhantemente a nota fundamental que lhe deu origem --- não se deve esperar tudo do Estado --- o ilustre Prof. Doutor Paiva Boléo, natural de Idanha-a-Nova.
A representação de Castelo Branco esteve presente na pessoa dos Srs. Drs. Alberto Trindade, Augusto Beirão e Adelino Cordeiro, respectivamente pela Junta de Província da Beira Baixa, Câmara Municipal e Liceu de Castelo Branco.
.
25 de Dezembro
Nascimento
No dia 15 do corrente deu à luz com muita felicidade uma robusta criança do sexo feminino, a Sr.ª D.Maria Odete Cortes Valente, esposa do Sr. Artur Valente
.
25 de Dezembro
Vida Social
Férias de despedida
Encontra-se entre nós a despedir-se de seus pais, o sr.Rui de Oliveira Nunes, Oficial Rádio Telegrafista da Marinha Mercante e filho do nosso prezado assinante Sr. Américo Nunes dos Reis.
Depois de concluir o seu curso com as melhores classificações na sua especialidade e de estagiar seis meses em diversos postos no nosso paiz, vai agora prestar o seu concurso através dos mares.

Sem comentários: