Páginas

09 dezembro 2007

O circo desceu à cidade...

Hoje,
no “Público
09.12.2007

António Barreto

De António Barreto, no seu espaço “Retrato da semana”, recolhi estes breves apontamentos:
“Parece que o papel no mundo foi assim reforçado. Que muitas novas oportunidades serão criadas. E que se deu um passo essencial na construção da paz e da segurança mundiais.
Será necessário, para obter segurança, dialogar com criminosos, apertar a mão a torturadores, tratar quaisquer déspotas de democratas, esquecer guerras e fomes, deixar entre parêntesis a corrupção, alimentar a cleptocracia e debitar, com ar confiante, longos discursos de lugares comuns optimistas congratulatórios? Será que o preço que tem de se pagar pela paz inclui a criação e a manutenção de uma Nomenclatura internacional imune, impune e “off shore”? Será que o próprio desta casta é o hotel de cinco estrelas, o caviar, os vintages caríssimos, a trufa branca e os aviões transformados em lupanares de luxo?”
(…)
O discurso do primeiro-ministro será mostrado como jóia rara e dele se dirá que ascendeu ao estatuto de líder mundial. Repetir-nos-ão, centenas de vezes, que Portugal está na linha da frente. Da paz, do diálogo, da cooperação, dos direitos humanos., da democracia, da ajuda ao desenvolvimento e da humanidade em geral. Pobre pais que jubila com os cenários de pechisbeque mas persiste na linha de trás da justiça, da produtividade, da educação e da desigualdade social!

Sem comentários: