Páginas

14 dezembro 2007

Jorge Moyano

Em 11 de Maio de 1971, Jorge Moyano actuou em Setúbal, na Academia de Música e Belas Artes Luisa Todi, num Recital integrado numa realização levada a cabo pelos serviços Culturais da Fundação Calouste Gulbenkian.

Jorge Moyano (foto actual)

Programa do Recital na Academia Luisa Todi

Interpretou quatro peças, de Alban Berg e de Beethoven, numa primeira parte e de Schumann e César Franck a terminar o programa.


Notas biográficas constantes no programa:
Jorge Moyano Marques iniciou os seus estudos de piano na Fundação Musical dos Amigos das Crianças sob a orientação da ProfªHelena Matos. Posteriormente ingressou no Conservatório Nacional onde frequentou a classe da Profª Maria Cristina Pimentel, tendo terminado o Curso Superior de Piano em 1969.
Neste mesmo ano, como bolseiro da Juventude Musical Portuguesa, aperfeiçoou-se no Canadá com o Prof. Karl Engel e nos Cursos Internacionais de Férias de Cascais com a Prof.ª Ivonne Lepebeue. Em 1970, beneficiou de uma bolsa da Fundação Gulbenkian para continuação dos seus estudos sob a orientação do Prof. Karl Engel.
A Jorge Moyano Marques, que tem efectuado diversos recitais, foram atribuídos os Prémios do Conservatório Nacional e “Rey Colaço” em 1969, e o I Prémio, ex-aequo, no Concurso “Guilhermina Suggia” promovido pela Secretaria de Estado de Informação e Turismo.
.
Uns anos antes, em 1964/65, Jorge Moyano frequentava, no Liceu Normal de Pedro Nunes, o 2ªano do liceu, integrado numa turma sensacional a qual tive o privilégio de dar duas ou três aulas, sob a orientação dos Professores Metodólogos Dr. Evaristo Guedes Vieira e Dr. Rómulo de Carvalho. Só havia bons alunos naquela turma!... Era um gosto lidar com gente assim. Lembro-me muito bem da vivacidade de alguns dos seus componentes que vieram mais tarde a ser falados pelas melhores razões como é o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, António Mega Ferreira e Bernardo (?) Holstein Beck. (se bem me lembro…)

Sem comentários: