Páginas

13 novembro 2007

No Centenário de Flávio Resende...

Foi uma homenagem bonita aquela que se fez no dia 10 de Novembro ao Professor Flávio Resende… Bonita por várias razões uma das quais é porventura um tanto egoísta… Reencontrei, ao fim de muitos, muitos anos… o meu Amigo José Pinto de Figueiredo! Creio que já não nos víamos desde 1963…
.

A Mesa que presidiu à cerimónia

Dela fizeam parte um filho de Flávio Resende, o Dr.João Caraça, da Fundação Gulbenkian, Prof.António Nóvoa. Reitor da Universidade Clássica, o Professor Fernando Catarino, o Presidente da Câmara de Cinfães

Entretanto, e antes do início da sessão, dei de caras com um meu Professor que está igualzinho àquilo que era em…1956! Trata-se do Professor Viveiros, um açoriano que a princípio não entendíamos muito bem...e que era, então, assistente de Fávio Resende.

O Professor Viveiros

Só não me lembro se naquela altura ele já teria o cabelo embranquecido… Tive a impressão que tinha estado com ele ainda na semana passada… Mas, na verdade, já tinham passado 54 anos!...
.
Sentado atrás de mim e cumprimentado a cada passo por Senhoras e Senhores que se dirigiam para os seus lugares, antes de ter início a Sessão de Homenagem, só um pouco mais tarde me apercebi de quem se tratava… quando chamaram o Professor Carlos Romariz à tribuna para dizer, também, algumas palavras sobre o seu Par, Flávio Resende.

O Professor Carlos Romariz

O Prof. Romariz está com a mesma cara. Embora me pareça agora um pouco mais forte do que era naqueles meus tempos de caloiro. De qualquer modo também fiquei admirado com a lucidez e com o seu aspecto de físico. Foi outra revelação positiva nas recordações que me passaram pela frente…
Quando o Professor Romariz terminou a sua alocução foi muito aplaudido e recebeu os cumprimentos do orador oficial, Professor Fernando Catarino.

Um Mestre e um Aluno, em 1954...Dois actuais jubilados.

O Fernando Catarino, perdão, o Professor Fernando Catarino, nunca o perdi de vista, muito principalmente por causa do seu mediatismo televisivo. Continua exuberante na maneira como se liga a qualquer auditório e sabe prender os “discípulos” que todos éramos ali, naquele Anfiteatro das Botânicas… que me fez recordar, e muito, o anfiteatro homólogo, na Politécnica… de 1953!

Foi em Outubro de 1953 que nos conhecemos… que nos encontrámos pela primeira vez. Um Curso que ali se iniciava e onde pontuavam colegas que nunca mais posso esquecer! O Carlos Almaça, a Carolina Fonseca, a Milú Lemos Cabral, a Margarida Mayer, o Zé Pinto de Figueiredo, a Maria Elisa Lisbão, o Pedro Soares Ferreira, a Clara Barros Queiroz, a Maria de Lurdes Brito, o Adolfo Mendes Estudante, o Carlos Ervedosa, o Morgado… e alguns outros a que a memória não chega…

jjmatos, José Pinto de Figueiredo e Fernando Catarino

Eis como estão os três alunos dessa altura, que estiveram na Homenagem dos Cem Anos de um grande Professor que tivemos.

No final da Lição proferida pelo Prof. Fernando Catarino encontrei a Manuela Picciocchi e conversei com ela durante alguns momentos… Dava a sua atenção a um cavalheiro quando a fui cumprimentar. Ela desfez a minha curiosidade quando lhe perguntei pelo Paulo (Picciocchi), e ao ver que eu estava duvidoso quanto à identidade do amigo com quem falava…
“Ora!... Vocês devem conhecer-se… Devem ser do mesmo tempo, na Faculdade.” E quando ela pronunciou o nome do Amigo com quem falava e eu ouvi falar no José Pinto de Figueiredo… ia-me dando uma “coisa”!!...

O Zé Pinto que foi Presidente da AEFCL, a partir de 1956! O Grande Amigo que eu já não via desde 1963… quando ele esteve destacado, aqui no Liceu de Setúbal, numa época de exames, juntamente com a Maria Luisa Colaço Vieira com quem, mais tarde, casou.
Um grande Amigo que foi caloiro comigo e com o Fernando Catarino, na Faculdade de Ciências, na Politécnica, em 1953/54.

Não quero deixar de assinalar a presença de uma aluna nossa contemporânea, a Antonieta que tem sido pela vida fora um braço mais que direito do marido Fernando Cararino

A DrªAntonieta, com a filha e as flores.

A boa disposição do Professor Catarino


A "ala direita" da mesa. Honni soit...
com João Caraça, António Nóvoa, nn e Fernando Catarino

Sem comentários: