Páginas

30 novembro 2007

A Liga dos Amigos do Liceu

Foi o Ricardo Jorge Reynaud quem me enviou esta "mensagem" que eu achei interessantíssima:

"Caro Professor
Numa pesquisa totalmente “fora” deste assunto eis que dou por mim a ler esta notícia que transcrevo por inteiro, no jornal “ A Industria”de 28 de Março de 1930:"


"SOCIEDADE
DOS AMIGOS DO LICEU DE BOCAGE
A Comissão dos amigos do nosso liceu fez distribuir a seguinte circular, que gostosamente publicamos dando-lhe o nosso mais caloroso aplauso:
Sendo o Liceu de Bocage o mais alto estabelecimento de ensino do nosso distrito, ele deve desempenhar uma notável função na educação e instrução da mocidade de toda a região de Aquém Tejo, preparando o futuro escol directivo e defensor dos interesses de tão próspera como laboriosa região.
Precisa ele porém do amparo de todos, pois que as deficiências orçamentais não lhe permitem desenvolver e modernizar o seu ensino, como é mister; necessita de criar um ambiente de auxílio e dedicada simpatia, reunindo à sua volta todos os seus amigos, quer sejam os seus actuais e antigos professores, os pais, tutores e demais encarregados de educação dos actuais e antigos alunos, quer os seus antigos alunos que nele principiaram a formar o seu espírito.
Com esse fim fundou-se, anexa ao Liceu, a “Sociedade dos Amigos do Liceu de Bocage” cujos estatutos foram aprovados por despacho ministerial de 28 de Janeiro de 1930, a qual será constituída por sócios ordinários e extraordinários. Podem pertencer à 1ª. Categoria os actuais e antigos professores do Liceu de Bocage, os pais, tutores e demais encarregados de educação dos alunos que o frequentam ou hajam frequentado e os seus antigos alunos; à 2ª. Categoria, todas e quaisquer pessoas de boa reputação moral que desejem contribuir para a obra educativa do Liceu.
A cota de sócio ordinário é semestral e não é fixa, mas não poderá ser inferior a 10$00; a de sócio extraordinário é também semestral e não fixa e não poderá ser inferior a 20$00.
Cônscios de que V.Exª. desejará colaborar comnosco na tarefa de engrandecimento intelectual e moral do distrito de Setúbal, inscreveremos V. Exª. Como sócio ordinário da Sociedade dos Amigos do Liceu de Bocage, se, até ao fim do corrente mês, não nos der indicações em contrário.
A Comissão Organizadora da Sociedade dos Amigos do Liceu de Bocage,
António Manuel Gamito – Antigo aluno do Liceu de Bocage, seu actual professor efectivo e Reitor e Advogado
Luiz Augusto de Campos Metrass Moreira de Almeida – Professor efectivo e Secretário do Liceu de Bocage
José Guerreiro Murta – Antigo professor e Reitor do Liceu de Bocage
Pedro Tavares Lopes da Silva – Juiz de Direito
Manuel Vieira de Carvalho – Médico e guarda-mor de saúde
João de Castro Osório e Oliveira – Antigo aluno do Liceu de Bocage e advogado
José Gonçalves Sobrinho – Proprietário"


Também fui sócio da Sociedade dos Amigos do Liceu.
Quando em Outubro de 1959 entrei no Liceu, como Professor, o então Reitor Dr.José de Mendonça e Costa não perdeu muito tempo a entregar-nos o boletim de inscrição... na Liga dos Amigos do Liceu (era assim que a tratávamos...)
E ofereceu-nos também os Estatutos respectivos... Que ainda tenho. Não os originais de 1930, mas uma edição posterior com alterações levadas a cabo em 6 de Maio de 1955.
Que aqui fica para a posteridade...

Estatutos da Sociedade dos Amigos do Liceu
na versão de 6 de Maio de 1955

Sem comentários: