Páginas

19 outubro 2007

Liceu Nacional de Nun'Álvares

1945/46 1ºAno - Turma B

Não há fotografias da ala nascente do edifício do antigo Liceu que entretanto foi destruída, provavelmente ainda na década de 50.
Seria natural que num livro editado pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, saída em Junho de 1966 e dedicado à Adaptação do Paço Episcopal a Museu, nos fosse mostrada alguma fotografia dessa mesma ala, onde os caloiros de 1945 tiveram as suas aulas. E se não incluíram qualquer foto do topo poente do grande pátio é porque, provavelmente, aquele sector já não existia então.


Daquela publicação retirei as duas fotografias do Portão principal, antes e depois das obras efectuadas então pelo Ministério das Obras Públicas.

A posição actual do portão, virado a norte.

Como ele era em 1945/46

Através dele se vê o telheiro que nos abrigava da chuva, encostado ao muro lateral que protegia os alunos dos ventos gelados que no Inverno sopravam de norte, dos lados da serra da Estrela.

Na publicação referida se diz que "iniciadas as obras em 1964, foram em uma 1ªfase demolidos todos os acrescentos que, quer no passado século quer no actual, lhe haviam sido adossados os quais, não interessando como necessários para o desenvolvimento do Museu, permitiam com o seu desaparecimento, uma quase integral reintegração do traçado pretendido."

E "borrifaram-se" para a História do Liceu!... Nem ao menos uma fotografia tiraram àquela ala!!... Só pensaram no Museu... Esqueceram-se da História da Cidade!... Trucidaram de algum modo a História do nosso Liceu que depende agora da memória e da recordação de alguns milhares de Alunos que frequentaram aquela casa, enquanto Liceu de Castelo Branco e que ainda por cá andam...
.
Planta do 2ºpiso onde tiveram aulas os alunos da Turma B, no 1ºAno

Assinala-se a "Sala da Turma B"

............Segue-se a sua constituição:

1 Belarmina de Jesus Oliveira
2 Cesaltina da Conceição Araújo Antunes
3 Etelvina Jóia Afonso
4 Fernanda Oliveira Dias
5 Georgina Marques Aniceto
6 Ilda do Carmo Silva
7 Ilda Pina Guerra
8 Julieta Godinho Chamiço Heitor
9 Julieta Ribeiro Venâncio
10 Maria Alzira Vaz Lourenço
11 Manuela Manso Vaz
12 Maria Angélica Oliveira Ribeiro
13 Maria Branca Fradique de Sousa Vidal
14 Maria Helena Lourenço Dias Carreira
15 Maria Helena Marques Inácio
16 Maria Isabel Nunes de Sousa
17 Maria José Folgado Pereira
18 Maria Regina Araújo Mourão Afonso
19 Maria Júlia Ribeiro Costa
20 Maria Júlia da Silva Torres Peixoto
21 Maria de Lurdes Correia
22 Maria Luisa Grade Ribeiro
23 Maria Margarida Pereira da Silva
24 Maria Marques Araújo
25 Maria dos Santos Costa Lareia
26 Maria Rosa Dias Lopes
27 Maria do Rosário Silva
28 Maria Teresa Pequito Cravo
29 Maria Olímpia Castanheira Marques
30 Maria do Carmo Sequeira Ribeiro
31 Olga Carvalho Santos Violante
32 Otília Bispo Robalo Pereira
33 Otília Olímpia Marques
34 Teresa Brito Rodrigues
35 Maria Conceição Diogo Fevereiro

Muitas alunas desta turma andam por aí de boa saúde. Muitas delas sempre presentes na nossa memória e intervenientes em reuniões académicas…
A Ilda Guerra, a Julieta Heitor, a Branca Vidal, a Belinha Nunes de Sousa, a Zezinha da Polida são referências que vamos vendo ou de quem temos notícias com alguma regularidade.
Mais afastadas um pouco têm andado a Ilda do Carmo Silva, a Júlia Costa e a Júlia Torres Peixoto, a Guida Pereira da Silva e a Conceição Fevereiro.
Infelizmente uma ou outra já não estão connosco, como é o caso das colegas Georgina Marques Aniceto e da Maria Rosa Dias Lopes.

Sem comentários: