Páginas

04 agosto 2007

Beira Baixa - Notícias de 1953 - Maio

Não foi engano... Abril de 1953 não foi esquecido
mas... nada de relevante encontrei!


2 de Maio
Sagração de D.Agostinho de Moura
Na Igreja do Instituto Superior Missionário do Espírito Santo, em Carcavelos, foi sagrado no dia 26 de Abril pp, o sr.D.Agostinho de Moura, novo Bispo de Portalegre que recebeu a sagração das mãos de Sua Eminência o sr.Cardeal Patriarca.

2 de Maio
Dr.José António de Amorim Robalo Cordeiro
Acaba de ser nomeado Assistente de Patologia Médica, de que é Professor o insigne Mestre Doutor Vaz Serra, da Faculdade de Medicina de Coimbra.

9 de Maio
Faleceu nesta cidade com 82 anos, o sr.Alexandre Lourenço Leitão, escrivão de Direito aposentado, viuvo da srª D.Eugénia Augusta Quintela Leitão e pai da srª D.Celeste Quintela Leitão, dos srs.João Pedro Quintela Leitão, inspector de Finanças, Aristides Augusto Leitão e da srªD.Isolina Quintela Leitão (era avô do Carlos Gois ?)

9 de Maio
Entrada Solene do Senhor D.Agostinho de Moura na Diocese de Portalegre, em 10 de Maio de 1953

9 de Maio
Tenente Coronel Castelo Lopes
Assumiu o comando do Batalhão de Caçadores nº 6
Tenente Coronel João Mário Prazeres Milheiro
A última Ordem do Exército publica a promoção a ten.Coronel do sr.Major João Mário Prazeres Milheiro

9 de Maio
A Mocidade Portuguesa e o desporto
Sob a presidência do Delegado Provincial da Mocidade Portuguesa, ExºSr.Inspector José Pires Antunes, realizaram-se no dia 2 de Maio, no campo de jogos do Liceu, as finais dos Campeonatos Provinciais de Voleibol.

Defrontaram-se as equipas de:
Infantes do Liceu de Castelo Branco com os da Escola Industrial Campos de Melo, saindo vencedores os jovens albicastrenses por 2-0 ( 11-9 e 10-4 );

Vanguardistas do Instituto de Santo António e do Centro Escolar nº1 da Covilhã, vencendo os primeiros por 2-0 ( 15-12 e 15-11 )

Cadetes do Liceu de Castelo Branco com a Escola Industrial da Covilhã para disputa de uma partida que se adivinhava a mais difícil para os albicastrenses que alinharam sem um dos seus melhores elementos, impossibilitado de comparecer.

A espectativa não foi iludida pois se assistiu a uma boa partida que terminou com a vitória do Liceu por 2-0 ( 15-13 e 15- 11 )

Arbitrou todos estes jogos o senhor Manuel Gil Bispo que evidenciou perfeito conhecimento das regras do Voleibol.

Os vencedores alinharam com os seguintes jogadores:
Infantes:
Liceu de Castelo Branco -----> Beato, Bayam, Gil, Baguinho, Gregório e Faria.
Vanguardistas:
Instituto de Santo António -----> Rapoula, Diogo, Palmeiro, Nina, Pinheiro e Costa.
Cadetes:
Liceu de Castelo Branco -----> Tonel, Hormigo, Grilo, Carvalhão, Monteiro e Rui Costa.

9 de Maio
Novo Estabelecimento
Abriu as suas portas, no dia 4 do corrente, na elegante e atraente artéria Rua do Rei D.Diniz, um modelar estabelecimento de modas, bordados, malhas e novidades que, com propriedade, se pode chamar único no género, não só na Cidade como na Província da Beira Baixa.
Daqui felicitamos os sócios gerentes da Casa Lanarte (assim se denomina o novo estabelecimento) sr.Álvaro Farinha e D.Maria Clementina Sanches. (Que era a célebre "Contrabandista"...)

16 de Maio
Sport Benfica e Castelo Branco
Comemorando o 21º aniversário esteve em festa, nos dias 9 e 10, este popular clube, representante do futebol albicastrense. Do programa de festas constou uma Sessão Solene, na sua sede social, presidida pelo Dr.Alberto Trindade, governador civil substituto e fazendo parte da mesa de honra os srs.Presidente da Câmara, Comandante da Polícia, Major Heitor, Dr.Carriço, médico, Dr.Furtado, professor do Liceu e Eng.Resende.

16 de Maio
O novo Bispo D.Agostinho de Moura entrou solenemente na sua Diocese.

16 de Maio
Comentário
O sr."Observer" começa assim o seu "Comentário" de Hoje:
"Se há 20 anos alguém dissesse aos albicastrenses que esta sua cidade, ao cabo desse tempo havia de ser o que hoje é; que no lugar de quintas muradas, existiriam ruas e avenidas cheias de belos prédios; que onde existiam barrocais haviam de ver-se lindos bairros de casas; que, resumindo, ao lado da velha se ergueria uma cidade nova, ninguém o tomaria a sério. Considerá-lo-iam, mais do que um lunático --- um doente mental."

(Observer era o peudónimo atrás do qual se escondia o sr. Severino Martinho, da Nova Empresa de Moagens, nos seus comentários que semanalmente apresentava no jornal "Beira Baixa". Era considerado um "ultra" já naquela época...Era o pai da Gracinha e do Martinho Candeias, que moravam na Quinta da Polida, logo a seguir à Mina.)

Sem comentários: