Páginas

28 agosto 2007

Assim se faz a "História"...

Paris Match
11 de Maio de 1974
A fotografia

Na manhã do dia 26 de Abril de 1974, Vasco Serra foi de Setúbal para Lisboa ver a revolução… e viu-se envolvido neste aparato!

No dia 11 de Maio de 1974, com a rubrica do repórter Pascal Delobel, o “Paris Match” publicava esta fotografia com a seguinte legenda por baixo:

Em Lisboa é a caça ao homem. Os membros da polícia política são perseguidos, revistados, identificados e “protegidos” pelo exército.”

Em destaque, surgem depois as seguintes palavras escritas pela redacção daquele semanário parisiense:
“Pascal Delobel, nas ruas da cidade em revolução, envia-nos de Lisboa o relato dos dias dramáticos do Maio português que poderia ser intitulado: Quando os leaders comunistas apareceram em triunfo nos carros de combate…”. Os capitães revoltosos tinham previsto uma semana de combate: eles ganharam em algumas horas. Agora, Lisboa, que lhes era hostil, aplaudiu-os e cobriu-os de cravos vermelhos. Tudo começou em 9 de Setembro “pour une affaire de soldes”…

Quando, dentro de uma dúzia de anos, alguém quizer estudar estes assuntos sobre a "revolução dos cravos", fazendo fé nesta fotografia e na legenda que lhe acrescentaram... o Vasco Serra será para todo o sempre um perigoso "membro da polícia política" que até então sustentava o regime...

Assim se faz a História!

Sem comentários: