Páginas

20 setembro 2007

As minhas primas de Oleiros

A Família de Artur Romão


Esta é única fotografia que tenho do Primo Artur Romão
Artur Romão é o segundo a contar da direita, num grupo onde só identifico o médico Dr.Acácio (o primeiro à esquerda), o sr.Artur Rei (o homem baixo ao centro) e o meu Pai (o número dois,a contar de... cima). Esta fotografia deve ter sido tirada em 1930.

Artur Romão era um abastado proprietário de Oleiros casado com uma professora primária, Teresa Martins Romão de quem teve sete filhas e um único filho, Francisco José Romão que se licenciou em Direito na Universidade de Coimbra, em 1935 e exerceu o cargo de Notário em Gondomar, a partir de 1947 (?)

De todas as filhas, apenas a Clotilde, uma das mais velhas, se licenciou em Farmácia na Universidade do Porto, fixando-se em Viseu. Das restantes filhas, a Gracinda fez o magistério primário e seguiu a carreira da Mãe, tendo-se fixado em Oleiros. onde casou (1951?) com um colega professor, o "primo" Francisco Matos.
Todas as restantes, desde a Celestina, a mais velha, até à Guiomar dedicaram-se às lides da casa com as tarefas perfeitamente bem definidas.

Já depois do 25 de Abril, a prima Guiomar tornou-se uma figura histórica ao ter sido eleita, nas primeiras eleições autárquicas, Presidente da Câmara de Oleiros, em representação do CDS.


Foto obtida, em Oleiros, no Verão de 1951

Em Agosto de 1951, quando esta foto foi obtida, o patriarca da Família Artur Romão já havia falecido. Então, a Chefe do Clã era já a prima Teresa, professora aposentada, viúva de Artur Romão, que aqui se vê sentada na primeira fila, comigo ao lado.
A "criatura" pequena que está ao meu colo... não me lembro quem seja! Mas não errarei muito se arriscar que se trata do filho da prima Gracinda que não está presente na foto porque, provavelmente teria sido ela quem tirou esta fotografia
.Identificados que estão os componentes da primeira fila, vamos tratar da fila de trás. A partir da esquerda vamos encontrar a prima Aura, a prima Arminda e a prima Guiomar. Depois aparece a tia Lagrifa e o marido Dr.José Maria Mendes que era irmão da "chefe do clã", a Dona Teresa Romão. Depois, a prima Hermínia e a prima Celestina, a mais velha dos irmãos.

De todas as primas Romões, apenas não estão presentes na foto, a prima Clotilde e a Gracinda. A primeira, era farmacêutica em Vizeu e proprietária de uma Farmácia e de um Laboratório; nesta altura, estaria na Figueira da Foz onde, por tradição, passava parte das suas férias com o marido, Dr.Arnaldo de Melo Machado e com a filha Ana Máxima. A Gracinda era professora primária, tal como a Mãe e o marido Francisco de Matos... que familiarmente, apesar do nome, nada tinha a ver connosco.

A Prima Gracinda com o marido Francisco de Matos

Falta também o único filho da família, o Dr.Francisco Romão, licenciado em Direito na Universidade de Coimbra, que foi notário em Gondomar.
Estive com ele há cerca de oito ou dez anos em Oleiros quando tomei coragem e fui vizitar os sobreviventes daquela Família, onde a idade imperava. Encontrei um homem a rondar os 90 anos... mas perfeitamente lúcido e com conversa coerente.
Conversei também com a Guiomar e com a Hermínia. A Celestina também estava ali mas apenas presente de corpo...


Em 1937, no quintal da casa de Oleiros


Lá no alto, a Prima Hermínia e a Prima Arminda; depois a minha Mãe e a Prima Celestina, ambas da mesma idade; e no primeiro plano a Guiomar que teria nesta altura una 11 ou 12 anos...e tomava conta de mim que teria então um ou dois anos!


Como curiosidade, devemos assinalar que o Dr.José Maria Mendes viveu em Setúbal quando foi Médico Escolar no nosso Liceu, onde tomou posse em 23 de Março de 1951, a qual lhe foi conferida pelo Reitor Cipriano Dordio.

O Dr.José Maria Mendes e a sobrinha Guiomar enquadram a "tia"Lagrifa (1951)

.Uma meia dúzia de anos antes daquele em que foi tirada esta foto, Federico Garcia Lorca publicava "A casa de Bernarda Alba"... Não sei porquê sempre que me recordo daquela casa de Oleiros, onde viviam, vem à minha mente este título de Lorca! Cada uma das minhas primas desempenhava a sua função dentro do casarão onde viviam. A Arminda era a "dona" da cozinha, a Hermínia tinha a seu cargo as limpezas... ela era obcecada pelas limpezas... A Aura toda etérea auxiliava a Arminda, enquanto a Celestina, a mais velha organizava com a Mãe a área da produção agrícola. Guiomar, a mais nova e a mais bonita de todas elas, era uma relações públicas muito eficiente. A seguir ao 25 de Abril, foi a primeira Presidente da Câmara do Concelho de Oleiros, eleita pelo CDS.


A Celestina, a Arminda, a Hermínia, o meu irmão Olímpio, a Aura(?), a minha Mãe, de pé e eu...no Verão de 1937

A Guiomar e os dois "maninhos" pequenos... (em 1937)
.

Nas janelas do Salão (Verão de 1946)
O jjmatos, o Olímpio, a Hermínia, uma amiga do Porto, a Guiomar e a Aura

.
O jjmatos, o Olímpio, a Guiomar, a Hermínia e a Aura.
A égua escura era a Catita
.Em primeiro plano, a Gracinda com o Olímpio e o jj
Ao fundo, a Hermínia, a Aura e a Guiomar.


As quatro primas mais novas: Hermínia, Gracinda, Aura e Guiomar, com o Olímpio (no Verão de 1946) Ainda todas de negro, num luto recente pelo falecimento
do Pai, o primo Artur Romão
A Gracinda teve um fim de muito sofrimento e o primo Francisco de Matos não suportou ficar sozinho. Faleceram com alguns meses de intervalo, no princípio da década de noventa. Estive com todas as outras, em Oleiros, em Julho de 2000... e não sei se teria sido melhor se eu as não tivesse visto... Adivinhava-se o fim.

Sete anos depois, não resta ninguém daquela geração que tão boas e gratas recordações deixou na minha memória antiga.

1 comentário:

Ana Matos disse...

Olá! Só agora tive o prazer de ler esta memoria, que muito feliz me deixou. Fui criada por estas 5 grandes senhoras.
Cumprimentos
Ana Matos