Páginas

22 maio 2007

Setubalense - 1951 - Julho

04-07-1951
Crise
Não tem explicação
Falta o sabão e falta o açúcar. Porquê? Não possuímos uma frota – como nunca tivemos – para trazer as matérias-primas das nossas províncias ultramarinas?
Falta o azeite. Porquê? Não se disse no princípio da safra que chegava, e bem, para as nossas necessidades?...
...É certo que o dinheiro é quase nenhum para adquirir esses produtos, mas fazendo-se das fraquezas forças, sempre aparecerá.
.

07-07-1951
É juiz do 2ºJuizo, o sr. Dr. Gomes de Almeida.

.
11-07-1951
Abre amanhã o "Café Arcada" na Av.Luisa Todi, 296

.
21-07-1951
Política
Se és português de lei, não faltes a cumprir o teu dever, votando amanhã por Craveiro Lopes, que assegurará estabilidade, continuidade da direcção política da Nação que quer viver livre e dignamente. Viva a Pátria! Viva a República!

.
21-07-1951
Política
Revestiu-se de verdadeira apoteose nacionalista e fé ardente na continuidade da obra de Salazar, a sessão de propaganda levada a efeito pela comissão Distrital e Concelhia da U.N., na passada quarta feira, no ginásio do Liceu de Setúbal, de apoio à candidatura de Sua Ex.ª o Sr. General Craveiro Lopes, para a suprema Chefia da Nação.


Foram oradores:
O sr. Eng.Trigo de Morais, ilustre Sub-Secretário do Ultramar.
O sr. Dr.Miguel Rodrigues Bastos, deputado da Nação e Presidente da C.M.de Setúbal.
O sr. Dr.Filipe Charters de Almeida, actual secretário do Gov.Civil de Santarém.
O sr. Dr.Quirino Mealha, presidente da direcção da F.N.A.T. e
O sr. Dr.José Guilherme de Melo e Castro.

.
21-07-1951
Óbitos
De vida que passa
...efectuou-se o funeral de D. Margarida Macedo, conhecidíssima em toda a cidade, e que durante numerosos anos, foi uma exímia fabricante de pastelaria e que há largo tempo se encontrava enferma Por isso a sua morte foi bastante sentida, quer no meio comercial quer entre todas as pessoas que lhe admiravam as suas belas qualidades de trabalho.
O seu funeral foi muito concorrido.
Que Deus a guarde sempre em Sua eterna Glória.

.
21-07-1951
Política
A desistência do Sr. Almirante Quintão Meireles.
...fomos informados que o candidato à Presidência da República, Sr. Almirante Quintão Meireles havia desistido da mesma, por razões que daria a conhecer ao país.
.
25-07-1951
Pratica-se o nudismo em Setúbal.
...alguém que, tendo estado no domingo passado, na praia da Tróia (lado da costa) assistiu ali a cenas vergonhosas que é preciso proibir para o que chamamos a atenção do Sr. Capitão do Porto.

Passeavam por essa praia diversos casais, quando deram de sair das águas vários malandrins que, sem vergonha que os coibisse se mostravam tal qual as mães os haviam mandado ao mundo.
...não chegamos a compreender que haja gente de cérebro tão embotado que se preste a semelhantes vergonhas em plena praia.
.
28-07-1951
Vitória F.C.
Diz a "Bola" de hoje:
"O caso do Vitória de Setúbal"
O Supremo Tribunal modificou, ontem, o seu acórdão relativo à suspensão dos despachos, do Ministro da Educação e o Vitória baixará à II Divisão (segue transcrição)
Nota do Redactor:
"Sentimos, profundamente, tudo o que vem ocorrendo. Tanto se tem posto em evidência á cerca do Vitória que mantemos mais uma vez o que aqui temos dito: "O Vitória morreu, pois na 2ªdivisão não pode com os encargos e soçobrará. E se não, demos tempo ao tempo". [ A História repete-se 56 anos depois...]

.
28-07-1951
Tribunal
Era Juiz de Direito, o sr. Dr.António Santos Rocha.

.
30-07-1951
Liceu Bocage
"O Liceu de Setúbal cumpre imperfeitamente a sua função específica" (Título na 1ªpágina)
Assina F.M. (Falcão Machado?)

É um texto sobre a falta dos Cursos Complementares.

Sem comentários: