Páginas

13 abril 2007

Cavalos e cavaleiros... 03.Ago.1963

Na segunda-feira seguinte, ou seja, no dia 5 de Agosto de 1963, o Setubalense fazia referência à Gincana Hípica realizada no Sábado, na Feira de Santiago.

Num espaço situado na placa central da Avenida Todi, já a poente do Parque das Escolas, com a Tasca do Duarte ali mesmo ao pé, a Comissão da Feira de Santiago delimitou um terreiro onde a prova se realizou.
.
Os obstáculos na Gincana Hípica.
.
Da Comissão, que teve a seu cargo a realização desta Prova Hípica, teriam feito parte o Vereador Dr. Caldeira Areias, o Dr. David Gomes, ambos Médicos Veterinários e o Manuel Caro Marquilhas, funcionário do Governo Civil, todos eles afeitos à organização deste tipo de espectáculos.

A notícia do Setubalense é escassa e apenas diz que na Feira de Santiago, se realizou uma Gincana Hípica e dá-lhe como título o seguinte:
.
O cavaleiro António Luis Castro e o jovem Francisco de Sepúlveda foram os vencedores.”
.
Depois fala nas classificações.
.
“A Classificação dos concorrentes séniores ficou assim ordenada:
1º. António Luís de Castro
2º. Pedro Madeira Rodrigues
3º. Luís Filipe Madeira
4º. Amândio Afonso Marques
5º. João Carlos Piteira
6º. José Gomes Mateus
7º. D.Isabel O'Neill
8º. Afonso Oliveira Marques
9º. Vasco Fonseca Gomes
10º. Carlos Reis
11º. D.Ana Correia de Sá”
.
Lembro-me vagamente dessa realização pelo facto de dois dos seus “astros” mais notados estarem nessa altura ligados ao Liceu de Setúbal.
.
O vencedor da prova tinha feito o 7ºano há pouco tempo aqui no Liceu.
Era o António Luís Fernandes de Castro, filho do lavrador Ernesto de Castro, de Cabrela.
.
O vencedor Luís Castro
.
O 6º classificado, o Dr.José Gomes Mateus, tinha sido professor no nosso Liceu, no ano lectivo anterior e estava naquela altura a frequentar, como Professor Estagiário, o Liceu de Pedro Nunes.
Constituiu comigo e com o Dr.Maurício, um trio inseparável aqui no Liceu e todos saímos na mesma altura, para o Estágio Pedagógico.
.
No Liceu Pedro Nunes: jjmatos, a Dr.Salomé, o Dr.Mateus e o Dr.Maurício
.
Esta prova realizou-se nas férias grandes que se seguiram ao nosso primeiro ano de Estágio no Pedro Nunes.

O Mateus tinha ficado “preso” a Setúbal… mas já não me lembro se, durante aqueles dois anos, ele se manteve por cá e se deslocava todos os dias para a Avenida Pedro Alvares Cabral, como eu e o Maurício fazíamos, ou se arranjou residência em Lisboa. Mas que ele ficou preso a Setúbal…lá isso ficou!

E foi mais por esse motivo e também por um "orgulho pessoal" que ele se inscreveu naquela Prova Hípica… recordando a sua juventude, lá na Aldeia Velha, do concelho do Sabugal, próximo da Guarda.

Todos estávamos à espera que ele fosse chamado a prestar a sua prova.
O nervoso, que ele fazia esforço por não mostrar…era visível!
Muita gente sabia da inscrição do Dr.Mateus...Havia muita gente à volta daquele espaço na Avenida Todi que ali se deslocou para ver o Professor...

Os cavaleiros e as “amazonas” inscritos lá iam sendo chamados, à vez, para disputarem as suas provas com a galhardia possível!
Quando chegou a vez de o nosso Amigo actuar… houve uma “falta de conjugação” entre a vontade do Dr.José Gomes Mateus e a vontade da “alimária” que lhe disponibilizaram para ele montar!
E o resultado foi desastroso como se pode ver nas fotos que então lhes fiz!...

.

A primeira nega... O Dr.David Gomes o dr.Areias testemunham.

.
Mesmo assim, o Dr. Mateus classificou-se em 6ºlugar. A meio da tabela…

.

Aqui, a luta é já ao mesmo nível... mas o "bicho" não quis brincar!

.
Há quarenta anos que não vejo o Mateus… Sei que “parou” muito tempo no Liceu Gil Vicente, em Lisboa… Sei que em determinada altura ele teve problemas oculares, tendo-se deslocado a Barcelona, à consulta do Prof. Barraquer… Mas nunca mais deu de si! Não sei se mais alguma vez teria vindo a Setúbal… Tal não teria sido o desgosto!!... Não pela figura que fez em 3 de Agosto de 1963…mas outro desgosto que não é para aqui chamado!

Um abraço, Mateus Amigo! Onde quer que estejas hoje...

Sem comentários: