Páginas

11 março 2007

"Setubalense" - 1949 - 2ºSemestre

02-06-1951
Óbitos
Realizou-se ontem o funeral do sr. João Augusto Batalha, de 70 anos, sogro dos srs. Augusto Pedrosa e Dr. José Soveral Rodrigues.


02-06-1951
Óbitos
Ao princípio da tarde, de ontem, finou-se na sua casa da rua Almeida Garrett, e na idade de 77anos incompletos, Ariovisto José Valério, que foi músico militar, empregado municipal e regente das Bandas das Sociedades União e Capricho Setubalense.


06-06-1951
Óbitos
Efectuou-se, hoje, o funeral do sr. Júlio Manitto Ferreira Torres, pai dos srs. Rafael, Venâncio, Henrique e Rogério Manitto Torres e irmão do Eng. Carlos Manitto Ferreira Torres.



09-06-1951
Associação de Futebol de Setúbal
Assembleia-Geral –
Presidente - Dr. Manuel da Costa Figueira
Direcção -
Presidente - Dr. José Cardoso Ferreira
Conselho Fiscal -
Presidente -Dr. Manuel Antunes

11-06-1951
Liceu Bocage
Exposição de Trabalhos Escolares
No Liceu Nacional de Setúbal de que é Reitor o ilustre médico Dr. Mendes Dordio e Vice Reitor o sr.Dr. Mendonça e Costa, está-se realizando uma exposição de trabalhos escolares.
.
13-06-1951
Liceu Bocage
Uma exposição no Liceu (Num artigo de 1ªpágina, por Carlos Babo (sobrinho)
.
20-06-1951
Política
É candidato à Presidência da República o sr. General Craveiro Lopes.
.
25-06-1951
Baptizado
Na Paroquial Igreja da Anunciada, realizou-se ontem às 12 horas, o baptizado do pequenino António Aurélio Pestana da Silva...(foi madrinha a D. Fernanda do Carmo Carnot)
.
04-07-1951
Crise
Não tem explicação
Falta o sabão e falta o açúcar. Porquê? Não possuímos uma frota – como nunca tivemos – para trazer as matérias-primas das nossas províncias ultramarinas?
Falta o azeite. Porquê? Não se disse no princípio da safra que chegava, e bem, para as nossas necessidades?...
...É certo que o dinheiro é quase nenhum para adquirir esses produtos, mas fazendo-se das fraquezas forças, sempre aparecerá.

.
07-07-1951
Tribunal
É juiz do 2ºJuizo, o sr. Dr. Gomes de Almeida.
.
11-07-1951
Cidade
Abre amanhã o "Café Arcada" na Av. Luísa Todi,296
.
21-07-1951
Política
Se és português de lei, não faltes a cumprir o teu dever, votando amanhã por Craveiro Lopes, que assegurará estabilidade, continuidade da direcção política da Nação que quer viver livre e dignamente. Viva a Pátria! Viva a República!
.
21-07-1951
Política
Revestiu-se de verdadeira apoteose nacionalista e fé ardente na continuidade da obra de Salazar, a sessão de propaganda levada a efeito pela comissão Distrital e Concelhia da U.N., na passada quarta feira, no ginásio do Liceu de Setúbal, de apoio à candidatura de Sua Exª o sr. General Craveiro Lopes, para a suprema Chefia da Nação.
Foram oradores:
O sr.Eng.Trigo de Morais, ilustre Sub-Secretário
do Ultramar.
O sr.Dr.Miguel Rodrigues Bastos, deputado da Nação e Presidente da UN e Presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
O sr.Dr.Filipe Charters de Almeida, actual secretário do Governo Civil de Santarém.
O sr.Dr.Quirino Mealha, presidente da direcção da F.N.A.T. e
O sr.Dr.José Guilherme de Melo e Castro.
.

21-07-1951
De vida que passa
...efectuou-se o funeral de D. Margarida Macedo, conhecidíssima em toda a cidade, e que durante numerosos anos, foi uma exímia fabricante de pastelaria e que há largo tempo se encontrava enferma. Por isso a sua morte foi bastante sentida, quer no meio comercial quer entre todas as pessoas que lhe admiravam as suas belas qualidades de trabalho.
O seu funeral foi muito concorrido. Que Deus a guarde sempre em Sua eterna Glória.
.

21-07-1951
Política
A desistência do sr. Almirante Quintão Meireles.
...fomos informados que o candidato à Presidência da República, sr. Almirante Quintão Meireles havia desistido da mesma, por razões que daria a conhecer ao pais.
.
25-07-1951
Pratica-se o nudismo em Setúbal.
...alguém que, tendo estado no domingo passado, na praia da Tróia (lado da costa ) assistiu ali acenas vergonhosas que é preciso proibir para o que chamamos a atenção do sr. Capitão do Porto. Passeavam por essa praia diversos casais, quando deram de sair das águas vários malandrins que, sem vergonha que os coibisse se mostravam tal qual as mães os haviam mandado ao mundo. ...não chegamos a compreender que haja gente de cérebro tão embotado que se preste a semelhantes vergonhas em plena praia.

.
28-07-1951
Vitória F.C.
Diz a "Bola" de hoje:
"O caso do Vitória de Setúbal"
O Supremo Tribunal modificou, ontem, o seu acórdão relativo à suspensão dos despachos, do Ministro da Educação e o Vitória baixará à II Divisão (segue transcrição)
Nota do Redactor: "Sentimos, profundamente, tudo o que vem ocorrendo. Tanto se tem posto em evidência à cerca do Vitória que mantemos mais uma vez o que aqui temos dito: "O Vitória morreu, pois na 2ªdivisão não pode com os encargos e sossobrará. E se não, demos tempo ao tempo".

.
28-07-1951
Tribunal
Era Juiz de Direito, o sr. Dr. António Santos Rocha.
. .
30-07-1951
Liceu Bocage
"O Liceu de Setúbal cumpre imperfeitamente a sua função específica" (Artigo na 1ªpágina) assinado por F.M. (Falcão Machado ?)
É um texto sobre a falta dos Cursos Complementares.
.
01-08-1951
Vitória
Passa a ser treinador do Vitória, o antigo jogador do Belenenses Mariano Amaro.
.
18-08-1951
Óbitos
Missa de sufrágio
Amanhã às 8 horas, na Capela de Santana, reza-se a missa do 30º dia do passamento da srªD. Margarida Macedo. (anúncio na 3ªpágina)
.
25-08-1951
Pedido de casamento
...foi pedida para seu irmão sr. Amadeu Rodrigues da Costa, quintanista de Direito, a mão de D.Ema Amália Pereira da Fonseca Ribeiro.
.
29-08-1951
Câmara Municipal de Setúbal
Novo Encarregado do Cemitério
Foi empossado no lugar de novo encarregado do Cemitério de NªSrªda Piedade, o sr. Amantino Servando Bogalho Benedy que, durante alguns anos, prestou serviço na Secretaria da C.M.S.
.
15-09-1951
Câmara Municipal de Setúbal
José Valido Santana é comandante dos Bombeiros Municipais.
.
22-09-1951
Notícias Pessoais
Américo Ribeiro melhorou o seu Estabelecimento de Fotografia.
.
26-09-1951
Crise
"Porque não adiar o acto?" Ninguém ignora que a situação económica de Setúbal não é nada agradável. Pelo contrário, agrava-se, pois não se pode já comer o pão ganho com o suor do rosto porque a escassez de trabalho a isso leva. Com tal panorama de miséria pingue, anuncia a Casa Popular da Delegação da Caixa Geral de Depósitos, um próximo leilão que traz bastante apreensivas as pessoas que tiveram a necessidade de a ela recorrerem...
.
29-09-1951
Militar
O Coronel Pompeu de Sousa deixou o comando do Regimento de Infantaria nº11
.
29-09-1951
Tribunal
Homens que são feras. Foi assassinado com requintes de malvadez, o guarda da Estação de Serviço "Setubauto", cujos assassinos, depois de terem roubado algum dinheiro que a vítima guardava, se puseram em fuga para parte incerta.
.
29-09-1951
Tribunal
Ultima Hora – A P.S.P. de Setúbal conseguiu prender já, um dos principais autores da bárbara agressão – um ex-empregado da firma, o qual confessou com todos os pormenores, a cena.
.

29-09-1951
Câmara Municipal de Setúbal
José Eduardo Martins insurge-se contra o facto de não terem sido ainda distribuidas as últimas moradias do Bairro da Conceição, em Carta ao Director.
.

01-10-1951
Beiras
"Pedaços da Beira Baixa - Um incêndio na Serra do Couce", título de um Artigo de José Martins Ferreira, sobre a zona do Pinhal. (menciona a Srª da Conceição de Oleiros e os povos do Gavião, do Milrico, da Azinheira, da Sertã Velha, do Dão, etc.)
.
01-10-1951
Militar
Assumiu o cargo de Comandante Militar desta cidade o sr. Coronel Augusto de Carvalho, chefe do Distrito de Recrutamento Militar nº11 e o de Comandante interino do Regimento de Infantaria nº11, o 2ºComandante sr.Ten. Coronel Cruz Pereira.
.
01-10-1951
Liceu Bocage
A abertura do ano lectivo, no Liceu Nacional de Setúbal.
No Liceu Nacional de Setúbal procedeu-se esta tarde à abertura solene do ano escolar.
Presidiu S.Exª o sr. Governador Civil que tinha ao seu lado os srs. Dr. Miguel Rodrigues Bastos, Presidente da Câmara, sr. Barreto Mendes, Director Escolar, Dr. Ponte Lopes, pela Liga dos Amigos do Liceu, Ten. Jorge Carlos Costa, Provedor da Misericórdia, o representante do Governo Militar, Dr. Santos Vitor, pela Magistratura, Eng. Medeiros pela E.I.C.Setúbal e Januário Dias, pelo Grémio do Comércio.
Viam-se ali, entre outras pessoas, famílias de alunos, muitas senhoras, etc., etc., os srs. Dr. Luis Teixeira de Macedo e Castro, Dr. Carlos Patrício Paúl, Alferes Alves de G.N.R., Tenente Lobo da P.S.P., Major Perestrelo da Conceição, Tenente Rosa, etc.
Usou da palavra o ilustre Reitor do Liceu, sr. Dr. Mendes Dordio.
Acabado o discurso procedeu-se à distribuição dos prémios.
.

27-10-1951
Óbitos José Bento Rocha
Morreu na tarde de quinta-feira, o sr. José Bento Rocha, considerado proprietário do Restaurante Naval Setubalense.
.
07-11-1951
Liceu Bocage
"Até nisto Setúbal tem azar!..."
Carta de "Um Pai interessado" lamentando que a Reforma não tenha trazido o 6º e 7ºanos ao Liceu de Setúbal, obrigando os alunos que querem seguir, a frequentar as aulas em Lisboa e referindo o sacrifício dos horários a que aqueles são obrigados para frequentar as aulas num Liceu de Lisboa.
.
12-11-1951
Novo Delegado do I.N.T.P.
O dr. Bento Parreira do Amaral foi nomeado Delegado do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência. Vinha exercendo as funções de Vice-Presidente dos Serviços Médico Sociais.
.
12-11-1951
Casamento
Realizou-se no dia 30 de Outubro findo, o casamento do nosso distinto colaborador sr. José Martins Ferreira, filho de D. Felismina de Jesus Ferreira e do sr. José Martins Ferreira, com a srª D. Maria da Conceição Antunes, filha de D. Hermínia Antunes e do sr. Adelino Antunes.
Os noivos são naturais do lugar do Gavião, na freguesia e concelho de Oleiros (Beira Baixa).
A cerimónia foi celebrada pelo Reverendo Padre Durões, na Igreja Matriz de Oleiros.
Serviram de padrinhos por parte da noiva a srª D. Cecília David e seu esposo sr. Manuel Rodrigues David, proprietário, industrial e comerciante; por parte do noivo, a srª D. Maria Andrade e Silva e seu esposo sr. Júlio Marques da Silva, também industrial, comerciante e proprietário.
Após o acto religioso teve lugar na casa dos Padrinhos do noivo uma merenda e, depois, um almoço regional oferecido aos Padrinhos e pessoas íntimas, pelos Pais da noiva, em sua casa.
.

17-11-1951
Escola Técnica
"Bem me queria parecer"
A propósito da escolha do local da futura Escola Técnica, sugere-se o Parque das Escolas e termina assim o artigo: "Longe não é. Vendo bem, e estando nós no centro da cidade, mais distante é o Liceu, que foram fazer quase ao pé do Castelo de Palmela".
.

03-12-1951
Notícias Pessoais
Dr. Alberto Fialho
Fez exame da admissão ao estágio para Professor efectivo, na Escola do Ensino Técnico Veiga Beirão, este distinto professor do 8ºgrupo, 2ºgrau da Escola Técnica de Setúbal.
.

15-12-1951
Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.
Eleição dos novos Corpos Gerentes.

Assembleia-Geral
Presidente - Dr. Luis Teixeira de Macedo e Castro
1ºSecretár - Ten. Coronel Jorge Carlos Costa
2ºSecretár – Capitão José Almeida Cassar

Mesa Administrativa
Provedor - Eng. Agrónomo Henrique Costa Neves
Secretário – Capitão Jacinto António Frade Jr.
Tesoureiro - José de Freitas
Mesários - António Luis Esteves, D. Laura Assunção F. Carraça de Castro e D. Maria Lídia Dias Ferreira Borba
Substitutos - José Duarte Leitão Ferreira, Luciano Angelo Rouillé e Ricardo Correia

Sem comentários: