Páginas

03 março 2007

Saturno

Uma nova perspectiva...

A Nasa não tem vergonha de dizer que é uma das mais estonteantes imagens já feitas de Saturno.


Saturno e seus anéis vistos de cima pela sonda espacial Cassini -- na primeira vez que o planeta é visto desse ângulo. (Foto: Nasa - divulgada em 1 de Março de 2007)

.E a imagem é apenas uma das mais recentes obtidas pela sonda Cassini, que já está desde 2004 em órbita do famoso planeta dos anéis. É a primeira vez que se vê Saturno desses ângulos inusitados, obtidos bem acima ou abaixo daquele mundo.


"Finalmente aí estão as imagens pelas quais esperávamos havia anos", disse Carolyn Porco, líder da equipe de imagens da sonda. "Navegando bem alto sobre Saturno e ver os anéis abertos debaixo de nós como um medalhão gigante de cobre é como explorar um mundo alienígena que nunca vimos antes. Não parece o mesmo lugar. É de tirar o fôlego, quase dá vertigens".

Agora, depois de atingir essa órbita quase polar sobre Saturno, a sonda espacial voltará lentamente a órbitas cada vez mais próximas do plano de rotação do planeta, até voltar a estar no mesmo plano dos anéis.

A Cassini tem pelo menos mais dois anos de trabalho na órbita do planeta dos anéis -- e possívelmente mais, se a missão for estendida. Por enquanto, a sonda demonstrou estar em plena saúde.

Sem comentários: