Páginas

01 abril 2007

James Watson

Por convite directo de Leonor Beleza, o cientista norte-americano James Watson vai presidir ao Conselho Científico da Fundação Champalimaud.

James Watson - 78 anos

Está em Lisboa o biólogo americano James Watson que em 1962, conjuntamente com Francis Crick, ganhou o prémio Nobel da Medicina por terem ambos descoberto, em 1953, a Estrutura da Molécula do Acido Desoxiribonucleico, o célebre DNA de que tanto se fala agora…

Os laureados do prémio Nobel de 1962 durante um cocktail em Estocolmo, pouco antes da entrga dos prémios. Da esquerda para a direita M.Wilkins, o escritor John Steinbeck, J.Kendrew, M.Perutz, Francis Crick e James Watson.
.

De 1950 a 1953, Watson trabalhou no Laboratório Cavendish, da Universidade de Cambridge, com o biofísico britânico Francis Crick.

James Watsom - nos anos 50

Em 25 de Abril de 1953 é publicado na revista Nature, em uma página apenas, o trabalho de ambos em que explicam as suas ideias sobre a Estrutura do DNA.

Faltavam uns meses para terminar o meu 7ºAno e recordo vagamente de ter ouvido uma referência a tal feito, pela nossa Professora de Ciências Naturais, Drª Julieta Neves, que tinha tanto de “embirrante” como de excelente e actualizada professora!... Só anos mais tarde me apercebi da importância que tinha a informação que nos transmitiu naquele final de ano… e final de Curso Liceal, no Liceu de Castelo Branco.

Muitos anos mais tarde, todas estas teorias “aterravam” nos programas de Biologia dos Cursos Secundários, do 10ºAno e do 12ºAno e, a partir daí as moléculas de DNA, de RNA e a síntese das moléculas proteicas que delas podiam surgir… foram quase “banalizadas”.


Francis Crick - nos anos 50
.

Francis Crick faleceu em 28 de Julho de 2004, com 88 anos, vítima de cancro, em San Diego, na Califórnia. Tinha 37 anos quando publicaram o trabalho que esteve na base do Nobel. Watson era bem mais novo… tinha apenas 25 anos! Está agora em Lisboa e tem 78 anos.

Sem comentários: