Páginas

04 março 2007

Francisco Finura

A ideia teria nascido no Benjamim, um dos Cafés mais frequentados de Setúbal na década de 60 e se situava no lado norte da Avenida 5 de Outubro, um pouco antes da Praça do Quebedo.
.
Creio que foi já pelo ano de 1971, ou talvez 1972, que um Grupo de "habituées", uma autêntica tertúlia em actividade permanente naquele Café, e sob a batuta do advogado Dr.Amadeu Costa, e a "orientação" do Prof. Domingos do Rosário, resolveu escrever e editar um "cartão de apresentação" do Francisco Finura.
.
Com circulação restrita, este cartão apresentava na primeira página, a fotografia de um Francisco Finura, todo aperaltado e "pendurado" num belo cachimbo! O lenço imaculado que lhe caía do bolso do casaco já era lendário por essa altura... A pose era a de um cinéfilo consumado!...


Nas páginas centrais, eram descritas com alguma minúcia as "profissões" e as "habilidades" do Homem por quem todos tinham muita consideração e respeito... muito embora abusassem um pouco da sua bondade!


Vale a pena passar os olhos por tudo aquilo que o Francisco Finura sabia fazer naquele auge da sua popularidade em Setúbal e que ficou escrito e "escarrachapado" no Cartão de Visita que aquela "trupe" do Benjamim resolveu escrever por ele...
Aquela do "Operário especializado em trabalhos não especializados." não lembrava ao diabo! Lembrou ao Dr.Amadeu Costa... Mas analisando bem as coisas, era essa mesmo a ideia que tínhamos do Francisco Finura!
Aqui fica a referência! E o cartão!... Para que conste...

Sem comentários: