Páginas

02 março 2007

Francisco Finura

A ideia teria nascido no Benjamim, um dos Cafés mais frequentados de Setúbal na década de 60 e se situava no lado norte da Avenida 5 de Outubro, um pouco antes da Praça do Quebedo.
.
Creio que foi já pelo ano de 1971, ou talvez 1972, que um Grupo de "habituées", uma autêntica tertúlia em actividade permanente naquele Café, e sob a batuta dos advogados Dr.Amadeu Costa e Dr.José Carlos Sequeira Lopes, com a "orientação" do Prof. Domingos do Rosário, resolveu escrever e editar um "cartão de apresentação" do Francisco Finura.
.
Com circulação restrita, este cartão apresentava na primeira página, a fotografia de um Francisco Finura, todo aperaltado e "pendurado" num belo cachimbo! O lenço imaculado que lhe caía do bolso do casaco já era lendário por essa altura... A pose era a de um cinéfilo consumado!...
.
Nas páginas centrais, eram descritas com alguma minúcia as "profissões" e as "habilidades" do Homem por quem todos tinham muita consideração e respeito... muito embora abusassem um pouco da sua bondade!


Vale a pena passar os olhos por tudo aquilo que o Francisco Finura sabia fazer naquele auge da sua popularidade em Setúbal e que ficou escrito e "escarrachapado" no Cartão de Visita que aquela "trupe" do Benjamim resolveu escrever por ele...
.
Aquela do "Operário especializado em trabalhos não especializados." não lembrava ao diabo! Lembrou ao Dr.Amadeu Costa... Mas analisando bem as coisas, era essa mesmo a ideia que tínhamos do Francisco Finura!
.
Aqui fica a referência! E o cartão!... Para que conste...

Sem comentários: