Páginas

24 janeiro 2007

Setubalense - 1948 - 2º e 3º trimestres

03-04-1948
Posse
Na passada 5ªfeira tomou posse do lugar de Tesoureiro da Câmara Municipal de Setúbal, o sr.Manuel Teixeira Malheiros, funcionário administrativo que havia já prestado serviço idêntico na Câmara Municipal de Palmela.
A posse foi-lhe conferida pelo Ilustre Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Miguel Rodrigues Bastos...
Usou também da palavra o sr. Dr. Osório d' Oliveira, ilustre Chefe da Secretaria do Município e, por último, o empossado agradeceu.

.
03-04-1948
Crise
Capitações de Abril
Açucar - 1 kilo
Arroz - 500 grs.
Sabão - 400 grs.
Azeite - o consumidor pode levantar a quantidade que necessitar.

.
10-04-1948
Notícias Militares
Pelo Governador Militar de Lisboa cessante, sr. Gen. Pereira Coutinho, foi louvado o sr. Ten. Cor. Augusto de Carvalho, 2ºComandante do Regimento de Infantaria nº11 "pela forma cuidadosa, correcta, dedicada e proficiente como tem desempenhado o seu lugar, mostrando as suas grandes qualidades de militar digno, aprumado, competente e com muitas qualidades de trabalho."

. .
19-04-1948
Cinco Navalistas a caminho da Suissa
Artigo com continuação assinado por José dos Santos Azoia, em que é descrita a viagem dos "jovens" Azoia, Hugo Quintans, Gilberto, Machado e René Trevidic.

.
24-04-1948
Clube Naval
A homenagem de amanhã aos Campeões do Mundo de Hóquei em Patins é promovida pala secção de patinagem do Clube Naval Setubalense.

... "Edite Cruz, a jovem patinadora portuguesa que em Montreux deslumbrou a assistência, e a patinadora belga Fernanda Van Acken exibem-se amanhã no recinto de patinagem do Naval...
.
01-05-1948
Tribunal
Era chefe da Secção Central do Tribunal, o sr. Carlos Aníbal Patrício Paúl.

.
03-05-1948
Novo Clube
Foi devidamente aprovada por S.Exª o Sr. Ministro da Educação Nacional, por despacho de 21 de Abril de 1948, o novo clube desta cidade designado por "Clube de Ténis de Setúbal" que foi fundado em 10 de Março findo.
.
15-05-1948
Excursão do Colégio Frei Agostinho da Cruz
Amanhã, domingo 16, professores e alunos do Colégio Frei Agostinho da Cruz fazem uma excursão à Arrábida (Mosteiro, Portinho e Lapa de Stª Margarida) almoçando no pinhal que lhe fica sobranceiro. Depois seguem para Sesimbra visitando o Castelo e, por último, para o Cabo Espichel.

Na Arrábida e no momento da visita à cela de Frei Agostinho, fará uma prelecção o aluno do 7ºano, sr.Epifânio Patrício...
... Em Sesimbra, o aluno do 5ºano Zófimo Luz apresenta um esboço histórico...
... No Espichel, leitura sucinta de uma resenha histórica acerca da Igreja de Nª Srª do Cabo que será feita pelo aluno do 3ºano Rogério da Conceição Rolão...
.
19-05-1948
Novo Juiz
O Sr. Delegado do Procurador Geral da República, na Comarca de Setúbal, Dr. Manuel dos Santos Victor... presta provas para Juiz num concurso que reuniu cerca de vinte e sete concorrentes.

.
24-05-1948
Liceu Bocage
Visita de Estudo ao Castelo de S. Filipe.
Os alunos de ambos os sexos do 2ºano, turma B do Liceu Nacional de Setúbal foram, ontem, acompanhados da distinta professora D. Elda Quintão Lages ao Castelo de S. Filipe, onde aquela educadora fez uma prelecção acerca dessa antiga fortaleza e que, agora, os referidos alunos terão de redactar. O passeio foi agradável, a lição proveitosa e, como prémio de compensação, quando a caravana liceal, já de regresso, vinha na antiga rua do Poço ouviu, de um receptor de rádio, Quadrio Raposo dizer: "Portugal vence a Irlanda por 2-0." Claro que tal notícia encheu de satisfação todos os rapazes e raparigas. E o caso não era para menos.

.
29-05-1948
Clube de Ténis de Setúbal.
Foram eleitos os primeiros Corpos Gerentes deste Clube que servirão no ano corrente:

Assembleia Geral:
Presidente - Januário J. Dias
V.Presidente - Aníbal Martins
1ºSecretário - Silvério P. Jones
2ºSecretário - João de Sousa Lança
Direcção
Presidente - Francisco Biscaya da Silva
V.Presidente - Germano A. Rendas
1ºSecretário - Ricardo Correia
2ºSecretário - Rogério M. Martins
Tesoureiro - Jaime D. Viegas
1ºVogal - José Albino Coelho
2ºVogal - José M. Valido
Conselho Fiscal
Presidente - Mário T. Carqueijeiro
Secretário - Renato M. Farto
Relator - Arlindo Nogueira

.
05-06-1948
Celestino Alves
O júri encarregado da atribuição dos prémios instituídos pelo Secretariado Nacional de Informação, para a Exposição Anual de Arte Moderna que ali se encontra patente ao público, deliberou por unanimidade atribuir o "Prémio Sousa Cardoso", de 5 contos, ao talentoso pintor setubalense sr. Celestino Alves.

.
07-06-1948
A visita presidencial a Setúbal.
Sua Excelência o Venerando Chefe de Estado foi recebido em Setúbal num ambiente de verdadeira apoteose, como prova o muito amor, carinho e respeito com que o seu nome é tido por todos os setubalenses (visita ontem)

.
16-06-1948
Anúncio
"Revalidação de registo de casamento".
João Maria da Silva, de 27 anos de idade, barbeiro, natural e residente nesta cidade, requereu na Conservatória do Registo Civil desta cidade de Setúbal, justificação para revalidação do registo do seu casamento com Senhorinha da Conceição Gomes.
Ao abrigo do disposto no Artº228º, do Código do Registo Civil e nos termos do §1º do citado artigo, são avisados quaisquer interessados a deduzirem a oposição que tiverem, pelo espaço de 30 dias, na Conservatória referida.
Setúbal,15 de Junho de 1948
João Maria da Silva

.

21-06-1948
Voltamos a insistir.
Lembramos à Câmara a necessidade que tem de mandar policiar, por guardas seus, o Campo do Bonfim onde rebanhos de cabras e porcos dão cabo das árvores novas.

.
23-06-1948
Dr. Adelino Osório
Foi ocupar o cargo de Secretário do Governo Civil de Vila Real, deixando o lugar de Chefe da Secretaria da Câmara Municipal.

.
23-06-1948
O trânsito de Setúbal.
Na sessão da Câmara de 17 do corrente, foi nomeada a Comissão que há-de tratar de regulamentação do trânsito em Setúbal.
Compõem-na os srs. Dr. Rodrigues Bastos, o Dr. Gago da Silva, vereador, Cap. Oliveira Matta, comandante da polícia, o Presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas e Eng. Câmara Pestana, do Serviço de Viação e Obras.
O estudo tem de ser entregue à Câmara no prazo de 30 dias.

,
26-06-1948
Biblioteca - Aviso
Reabre no dia 28 do corrente, com o seguinte horário experimental:
Das 14 às 18 horas e das 20 às 22 horas
Paços do Concelho de Setúbal .
24 de Junho de 1948.
Miguel Rodrigues Bastos
26-06-1948
Cargos
Era Sub-Delegada da MPF, a srª D. Josefina Gamito
Era Sub-Delegado da MP, o sr. José Valido Santana
Era Reitor do Liceu, o sr. Dr. Manuel Gamito
Era Director da EscolaTécnica, o sr. Eng. Armando Medeiros
Era Delegado do INTP, o sr. Dr. João Neves
Era Sub-Delegado de Saúde, o sr. Dr. José S. Fialho.

.
03-07-1948
Feira de S.Tiago
Vai ser instalada no Campo do Bonfim, por detrás do Liceu Velho .

.
03-07-1948
Desastre
...O Dr. José de Sousa Fialho, sub-Delegado de Saúde nesta cidade havia sido vítima de um desastre quando, acompanhado de sua esposa D.Maria Líbia Romano Batista de Sousa Fialho e de seu filho António Jaime Batista de Sousa Fialho, regressavam no seu carro, a esta cidade...num local distanciado 17 quilómetros de Setúbal..., denominado "Negreiros".
O sr. Dr. Sousa Fialho sofreu fractura do frontal esquerdo.

.
10-07-1948
Restaurante Bocage.
...foi dotado com um amplo frigorífico, onde conserva sempre, em óptimo estado de frescura, carnes, peixes, frutas, hortaliças, aves, caça, vinhos e refrescos. Foi uma boa aquisição.

.
17-07-1948
Tirocínio
...foi nomeado para tomar parte no estágio, para o posto de Coronel, o sr. Ten. Cor. Augusto de Carvalho, 2ºComandante do Reg.Inf.nº11, e que terá início em 23 de Agosto, no Instituto de Altos Estudos Militares.

.
19-07-1948
Inauguração oficial da sede do Clube de Ténis de Setúbal, presidida pelo sr. Dr. Miguel Rodrigues Bastos, ilustre Presidente da Câmara. (instalada na Praça do Cabedo, nº8 -1º)

.
31-07-1948
Falecimento
Faleceu o sr. Francisco António Marques, co-proprietário da antiga Farmácia Marques, da rua Arronches Junqueiro. O extinto contava 42 anos e era casado com D. Alice Rosa Correia Marques.

.
31-07-1948
C.M.S. - Serviços Administrativos - Aviso
Lista definitiva dos candidatos admitidos ao concurso de habilitação para o lugar de Escriturário de 3ªclasse do Quadro do Pessoal Maior destes Serviços, a que se refere o anúncio publicado no Diário do Governo nº63 - IIIªSérie, de 17 de Março de 1948:
Maria Helena Correia Martins
Maria La Salete Pires dos Reis
Armando Agostinho Trindade
As provas práticas realizam-se no dia 16 de Agosto próximo futuro, pelas 9 horas.
Setúbal, 28 de Julho de 1948
Miguel Rodrigues Bastos
.

21-08-1948
O Café da "Brasileira" reabre amanha as portas ao público, completamente remodelado.

.
22-08-1948
Nudismo integral nas Docas de Recreio e Comércio.
Todas as tardes se pratica o nudismo, em grande escala...

.
11-09-1948
Casamento
Realizou-se em Fátima o enlace matrimonial de D.Maria Helena Duque de Santana, filha do sr. João José Duque de Santana, estimado empregado bancário e de D.Maria dos Anjos Neto Santana, como sr. José Alves de Carvalho Fernandes, tenente de Infantaria nº11, filho do sr. Joaquim Alves Fernandes, digno Chefe de Secção do Tribunal Judicial de Setúbal e de D. Adelaide Carvalho Fernandes.
Serviram de padrinhos, por parte da noiva, seu Pai e D. Olímpia Duque de Santana Rodrigues, sua tia, e por parte do noivo, o sr. Francisco Coelho Junior e D.Maria Adelaide Fernandes, seus tios

Aos recém casados, os nossos parabéns e o desejo de uma prolongada lua de mel.
.
18-09-1948
Funeral
...realizou-se em Lisboa o funeral de D.Maria Beatriz Ahrens Teixeira de Morais Vaz, esposa de Rui Morais Vaz, Secretário Geral da Unido Nacional e professor da Escola Industrial Afonso Domingues.
...era natural de Setúbal, tinha 52 anos... era filha de D.Maria Inocência O'Neill Groot Pombo Ahrens Teixeira, mãe das sras. Ana Ahrens Teixeira Caes Esteves, D. Berta Ahrens Teixeira Piçarra e D. Paulina Ahrens Teixeira Correia de Melo...

.

Sem comentários: