Páginas

06 dezembro 2006

Setubalense - 1949

20-06-1949
Tribunal
Era Juiz de Direito, do 1ºJuizo o Dr. Armando Torres Paulo.
Era Presidente dos Rotários, o sr. Dr. Luís Moitinho de Almeida.
Era Vice-Presidente dos Rotários, o sr. Carlos Homem de Figueiredo.

03-08-1949
C.M.S.
Toponímia
Foi decidido que será no Largo do Carmo que ficará o busto com que a Câmara Municipal de Setúbal homenageará o Pintor João Vaz.

14-09-1949
Liceu Bocage
Já foi destruído o antigo Liceu, no Campo do Bonfim.

17-09-1949
Comemorações Bocageanas.
Conferência do Ilustre Professor Vitorino Nemésio.

19-09-1949
C.M.S.
As homenagens ontem prestadas à memória de João Vaz.
As cerimónias de inauguração do monumento de João Vaz iniciaram-se pela celebração duma missa na Igreja de S.Julião, por alma do homenageado, sendo celebrante seu filho, Fr. D. Vicente Moraes Vaz, da Ordem de S. Bento.
Ao acto assistiram numerosas pessoas, com o maior recolhimento e, entre a assistência, além da família de João Vaz e de Entidades Oficiais e Sociais de mais destaque, em Setúbal, notámos os senhores D. Diogo de Macedo, Dr. Carlos Botelho Moniz, Dr. Madeira Pinto, Dr. Valentim Lourenço, Dr. Manuel Múrias, Pedro Correia Marques, Urbano Rodrigues, Luís Figueira, Óscar Paxeco, Pintores Dias Sanches, Celestino Alves, Álvaro Perdigão... ...De seguida foi lido o Auto de inauguração do monumento que foi assinado pelas entidades e muitas pessoas da assistência.

15-10-1949
Os novos Deputados pelo Círculo.
Dr. Miguel Rodrigues Bastos, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e advogado,
Dr. José Guilherme de Melo e Castro, antigo Governador Civil de Setúbal e advogado.
Dr. João do Amaral, advogado, jornalista e escritor
Dr. João Augusto das Neves, advogado.
Foi apresentada a proposta no Governo civil.

07-11-1949
A ponte sobre o Tejo
A ponte sobre o Tejo, uma das mais notáveis obras da engenharia moderna portuguesa, deve estar, segundo os cálculos previstos, definitivamente construída, nos fins de Dezembro de 1951...(!)

14-11-1949
O 94ºAniversário do Clube Setubalense
Comemorou o Clube Setubalense, no passado dia 12, o 94ºAniversário da sua fundação. Vem a propósito traçar – embora num traço breve – um pouco da sua História, pois a maior parte da nossa geração tem disso um total desconhecimento. Para que o pudéssemos fazer, muito contribuíram as amáveis informações do Exº Sr. Engenheiro José Girão Calheiros, sócio nº1 do referido Clube. Aqui lhe renovamos os nossos melhores cumprimentos. Como exigência natural do meio em que vivia, um grupo de individualidades mais representativas da nossa cidade, tomou a iniciativa de fundar um Club que pudesse servir de pretexto a reuniões e divertimentos das famílias do meio Social a que pertenciam. Foi assim que em 12 de Novembro de 1855, na Sala dos Duques (no prédio que presentemente é da Família Araújo), João Inácio da Cruz Forte, João Maria de Lima, Joaquim da Costa Novais, José Nascimento e Oliveira, Dr. António Rodrigues·Manito, José Groot Pombo, e outros, fundaram o Club Setubalense.
As suas instalações, depois de terem funcionado onde é hoje o Restaurante do Clube Naval Setubalense e, depois, onde se encontra instalado o nosso Jornal, firmaram-se no seu actual prédio, após o proprietário de então as adaptar às exigências do Club. E, de tal maneira as fixou que, hoje são o orgulho dos seus associados e objecto de admiração dos visitantes. Porém, parte das belezas que essas instalações possuem – especialmente o ·seu Salão de Festas – deve-se ao devotado Amigo e Sócio que foi o Major João António da Costa Leal. Com o seu espírito impulsionador, ele dotou o Club com algumas das atracções que hoje possui. A comprová-lo está o mobiliário que mandou construir para o Salão, acima citado, e que denota um cunho de um requintado bom gosto. Com o decorrer dos tempos outras personalidades têm dado, ao Club, o seu carinho e dedicação, contribuindo assim, para o progresso atingido.
A comemoração deste ano constituiu (sic), como é habitual, num Baile de Gala, abrilhantado pelo magnífico sexteto da Orquestra de Fernando Carvalho. Conquanto a evolução dos tempos e dos hábitos tenha contribuído para o pouco uso do fato de gala em bailes, não resta dúvida alguma que é elegante e duma beleza admirável, um baile com esta formalidade. O Club Setubalense demonstrou-o plenamente. As senhoras formavam um conjunto de harmónica beleza, numa pomposa ostentação de sedas, rendas e flores! Os homens, com os seus variados trajos (casacas, fardamentos do Exército, da Marinha e a tradicional capa e batina) davam uma nota solene ao ambiente que, apesar disso, não deixou de possuir alegria e boa disposição. (referências ao Conjunto de Fernando de Carvalho)
Está de parabéns o Club Setubalense. Fazemos votos por muitos 94 anos de existência.
Assina: João Lúcio

19-11-1949
O Apuramento Eleitoral no Distrito de Setúbal.

Dr.Miguel Rodrigues Bastos....................13727 votos
Dr.José Guilherme de Melo e Castro.........13681 votos
Dr João do Amaral..............................13671 votos
Dr.João Luis das Neves.........................13636 votos
O mais votado, como se vê, foi o sr.Dr.Miguel Rodrigues Bastos.


10-12-1949
Bairro Carmona (?)
Foi inaugurado, no dia 08/12/49, o Bairro Económico, situado a leste da cidade, com 220 casas.

14-12-1949
Liceu Nacional de Setúbal
Programa das Festas de Natal de 1949

1ª Parte
I – Hino da Mocidade
II – Alocução pelo Exº Sr. Dr. António Manuel Gamito, Digníssimo Reitor do Liceu
III – Pelo Orfeão:
1º "Menino Jesus" – canção popular a uma voz (II Vol.de "Etnografia da Beira - O que a· nossa gente canta", do Dr.Jaime Lopes Dias.
2º "Carqueijinha" - canção popular a quatro vozes e solistas (id.IV Vol.
3º "A noite de Natal", de Raul Correia - Recitação por Luísa Bastos.

4º "A pastorinha" - canção popular a 4 vozes e solistas /id.IIIº Vol.)
5º "João dorme" - coro a três vozes, versos de António Correia de Oliveira, música do Dr. António Pestana.

2ª Parte
Representação do "Autozinho do Natal"

3ª Parte 1º "Verde-gaio" - Dança Popular (alunas do 4º e do 5º anos)
2º "Lição de Gramática" - Diálogo cómico por António Coimbra
e Aurélio Crujeira.
3º "Tia Anica de Loulé" - Dança popular por alunas do 1º e do
2º anos)
4º "Transmissão de Ordens no Exército" – contado por
Fernando Paixão.
5º "Vira de Penafiel" - Dança popular pelas alunas do 3º e do 4º
anos.

4ª Parte
Merenda oferecida às crianças convidadas,·servida por Senhoras Professoras e Alunas.
Distribuição de brinquedos do Presépio, aos mesmos pequeninos.

28-12-1949

O sr. Ten. Coronel Augusto de Carvalho assume, interinamente, o Comando do Regimento de Infantaria 11, por saída do Coronel António Correia Duarte e até à chegada do novo Comandante, sr. Coronel Pompeu de Sousa, vindo do Supremo Tribunal Militar, onde era Promotor de Justiça

Sem comentários: