Páginas

16 dezembro 2006

Os meus heróis da BD - 4

Asterix, o herói destas aventuras, pequeno guerreiro de espírito sagaz e inteligência viva, é aquele a quem sem qualquer hesitação todas as missões perigosas são confiadas..
Asterix deve a sua força sobre-humana à poção mágica do druida Panoramix
.

.

Obelix é o amigo inseparável de Asterix, carregador de menires de profissão, grande apreciador de javalis e de belas cenas de pancadaria. Obelix está sempre disposto a largar tudo para acompanhar Asterix em novas aventuras. Tem por companheiro Ideiafix, o único cão ecologista de que há memória e que uiva de desespero sempre que uma árvore é abatida..

.

Panoramix, o venerável druida da aldeia, colhe o visco e prepara poções mágicas. O seu maior êxito é a poção que confere uma força sobre-humana a quem a bebe. Mas Panoramix tem outras receitas na manga.

.

Abraracourcix é o chefe da aldeia, majestoso, corajoso e susceptível. Este velho guerreiro é respeitado pelos seus homens e temido pelos seus inimigos. Abraracourcix só receia uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça mas, como ele próprio costuma dizer, “amanhã não será a véspera desse dia”

.

Assurancetourix é o bardo. As opiniões sobre o seu talento divergem: ele considera-se um génio, mas na opinião dos outros é abominável. Pode, no entanto, dizer-se que, quando está calado, é um bom companheiro, apreciado por todos.

.

Ocatarinetabelatchitchix o chefe corso

.

A Córsega?!... Um Alentejo montanhoso...

Pendant de temps...

- Mon village est tout près"

- Il est de ton village, celui-là?"

- C'est Patologix, notre druide. Il est en train de cueillir le gui.

– Il s'y prend comme ça pour le cueillir ?

- Eh oui. Il attend qu'il tombe.
(Ocatarinetabellatchitchix et Astérix)

(Alentejanos autênticos...)

.

A aldeia de Ocatarinetabelatchitchix

-Oh! Repara! Javalis domésticos!

-Não, estes são porcos selvagens...

Ao fundo, quatro "alentejanos" sentados...

.

Falbala começou fazer a vibrar os corações de todos os machos da galofonia no álbum “Asterix Legionário” publicado pela Dargaud. Ela ama Tragicomix que lhe quer bem. Na verdade, todos os gauleses amam Falbala, especialmente Obélix

.

René Goscinny desapareceu em 5 de Novembro de 1977, aos 51 ans de idade. Mas os seus heróis continuam hoje a fazer rir centenas de milhões de leitores.

Sem comentários: