Páginas

30 novembro 2006

Os meus heróis da BD - 3



Em 21 de Agosto de 1995 a notícia corria mundo:
Morreu Hugo Pratt


Hugo Pratt


O conhecido desenhador e escritor italiano Hugo Pratt, criador do personagem de banda desenhada Corto Maltese, morreu ontem com 68 anos, numa clínica próxima de Lausanne, Suiça, anunciaram os familiares do autor.
Nascido em Rimini em 1927, Pratt passou a infância na Etiópia e viveu quatro anos na Argentina. Foram anos loucos, o tango, a ditadura política peronista e paixões intensas.
Viajante incansável, Hugo Pratt tinha por hábito apontar no seus cadernos de viagem, rascunhos e croquis que mais tarde aproveitava para os seus desenhos.
Em 1945, Pratt publicou o seu primeiro livro de banda desenhada "L'As de Pique".
Mas foi sobretudo com o seu herói Corto Maltese, editado em 1967 na revista italiana "Sgt. Kirk" com o título "Uma Balada do Mar Salgado" (ed. Bertrand) que este talentoso autor conheceu a celebridade.

Pratt que não incluiu Portugal nos percursos de Corto Maltese,
disse em entrevista ao PÚBLICO:
"É um belo país que continuo a gostar muito, onde conheci mulheres formidáveis e muito belas. (...) E depois há a música da viola, o fado.
Mas Portugal tornou-se um produto de 'postcard', de folclore."
==0==
O traço de Hugo Pratt é inconfundível. Magistral de simplicidade no preto e branco como se pode apreciar no desenho seguinte, retirado de "Fábula de Veneza":


Corto Maltese é a grande figura saída do lápis de Hugo Pratt

Corto Maltese

São de José Manuel Castanheira as palavras que se seguem sobre

Corto Maltese:

"O que mais me fascina em Corto Maltese, de quem gosto muito, é a sua faceta de herói... anti-herói. Apesar da reserva com que todos os paralelismos devem ser olhados, ele é um (...) daqueles indivíduos que sentem ter uma missão, um papel a desempenhar na história. À boa maneira dos heróis, está sempre do lado dos “bons” e defende os valores mais nobres. Depois de interferir nas histórias, sai delas e segue para outra viagem. Por tudo isso, Corto Maltese é muito fascinante e representa algo de que estamos muito necessitados. Vale a pena referir também a dimensão romântica do herói, sempre com uma participação apaixonante nos acontecimentos. O que me entusiasma em Corto Maltese é uma certa costela anarquista “light”, pois é um personagem cioso da liberdade e de saber gozá-la, procurando para os outros o mesmo que quer para si, sem desprezo pelas coisas boas da vida, como a aventura, as mulheres ou as viagens."

Louise Brookszowic é uma das belas mulheres que se cruza na vida de Corto Maltese

==0==

Mulheres, in Tango

==0==

Eglantine, Ida e Duma Foá, in Fábula de Veneza

Sem comentários: