Páginas

25 outubro 2006

Curiosidades

Uma dica do Ricardo Jorge Reynaud está na origem deste apontamento que se segue.

No Diário Republicano da Noite "O Setubalense", de 11 de Janeiro de 1940, lia-se na 4ªpágina:

"Nomeação
Agostinho do Carmo Fava foi contratado para o lugar de Servente do Liceu Bocage em Setúbal."

Na mesma página, uma outra notícia destacava a nomeação de dois professores para o mesmo Liceu: "Foram nomeados, por concurso, professores efectivos do 1ºGrupo do Liceu os senhores José Gomes Branco e Manuel Viegas Guerreiro."

Anos mais tarde, já em final de carreira, fui encontrar o Dr.José Gomes Branco como
Professor Metodólogo no Liceu Normal de Pedro Nunes. Foi ele que, em 1962-64, orientou o meu Estágio naquele Liceu Normal, com a ajuda de outros dois Metodólogos ilustres: o Dr.Evaristo Vieira, para a área de Ciências Geográfico-Naturais e o Dr. Rómulo de Carvalho (António Gedeão), para a área de Físico-Químicas.



Esta fotografia, obtida em Maio de 1963 mostra um grupo de alunos-estagiários com alguns dos professores que então trabalhavam no Pedro Nunes na área das Ciências Naturais.
A primeira figura à esquerda é o Professor Metodólogo Dr.José Gomes Branco de que nos fala a notícia de 1940 que o Ricardo Jorge nos enviou.
Um pouco mais atrás, o primeiro da 2ªfila, com óculos e de sorriso aberto, o professor Metodólogo do 5ªGrupo (Geografia), Dr.Evaristo Guedes Vieira.
Na última fila, quatro professores do Liceu Nacional de Setúbal: o madeirense professor de História, Dr.António Mimoso Aragão Figueira de Freitas, este Vosso amigo João José Mendes de Matos, o Dr.José Gomes Mateus e o saudoso Dr.António Maurício Pinto da Costa.
No meio do grupo reconhecemos as professoras de C.Naturais do Liceu Pedro Nunes DrªAssunção Videira, a Drª Magda Moscoso Botelho, e ainda os estagiários Dr.José Vitorino Gomes Ferreira (2ºano) e as nossas colegas estagiárias Drª Teresinha Elisinha de Meneses, DrªMaria Alice Duarte da Silveira Mascarenhas, Dª Maria Salomé Soares Pais e DrªMaria Manuela dos Santos Faria.


Mas voltemos à nossa "casa"...
O Sr.Agostinho foi, desde que eu me lembro, o Chefe do Pessoal Menor do Liceu de Setúbal, como então oficialmente se dizia. Desempenhou o cargo até à reforma e, tempos mais tarde, quando faleceu, fomos levá-lo à última morada numa tarde em que o FCPorto jogou no Estádio do Bonfim com o Vitória...
E acho que Deus não se portou muito bem com ele e quiz pregar-lhe uma partida... Quando se iniciou o cortejo que o levaria à última morada ouve-se uma estrondosa ovação vinda do Estádio do Bonfim! Bem podia ser dedicada ao sr.Agostinho, esta ovação... mas não eram para ele aqueles aplausos que se ouviam naquele momento...O Porto é que acabava de marcar um golo ao seu querido Vitória...
É verdade que o sr.Agostinho gostava muito do Vitória... mas gostava muito mais do Benfica!!!! Era um benfiquisrta emérito, como poucos havia em Setúbal.


Esta fotografia é de 1960-61

No centro, ladeado pelas funcionárias que tinham a seu cargo a limpeza do Liceu, o Reitor José de Mendonça e Costa mostra-se satisfeito com a harmonia existente. Era o dia do estreia dos fardamentos "prafrentex" que acabavam de ser envergados pela primeira vez aqui no Liceu.

Destacado, à esquerda, o Sr.Agostinho do Carmo Fava que aqui evocamos hoje.

Um obrigado ao Ricardo Jorge pelo envio do apontamento do "Diário Republicano da Noite", que esteve na origem desta recordação.

N.B.- Acho que ainda vai a tempo... Descobri nas "minhas notas", já depois de ter lançado tudo o que escrevi atrás, o seguinte texto com o título "Agostinho do Carmo Fava":

Em Fevereiro de 1940, no Arquivo do nosso Liceu, consta o seguinte sobre o servente Agostinho do Carmo Fava:

"Foi contratado para o lugar de servente deste Liceu, por despacho de 09 de Dezembro de 1939, visado pelo Tribunal de Contas em 28 de Dezembro de 1939 e publicado no Diário do Governo nº6, II Série, de 08 de Janeiro de 1940.

Tomou posse em 09 de Janeiro e entrou em execício no mesmo dia. Vai abonado do vencimento correspondente a 23 dias do mês de Janeiro e ao mês de Fevereiro"

Parece-me que fica assim mais completo este apontamento sobre o Sr.Agostinho.

Sem comentários: