Páginas

28 outubro 2006

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa - 1956

Na Associação de Estudantes viviam-se momentos algo difíceis neste ano de 1956.

As reuniões, um pouco "clandestinas", nas quais se preparava a próxima constituição da RIA (Reuniões Inter Associações), instituição previamente indesejada e combatida pelas autoridades governamentais, decorriam, por motivos óbvios, alternadamente nas várias Faculdades, Institutos e Escolas Superiores. Chegaram a ter de ser realizadas ao ar livre, em pleno Jardim Botânico, por proibição de "última hora" emanada do Director da Faculdade de Ciências...
A tensão a que estavam sujeitos os dirigentes académicos, não apenas resultante destas situações mas também da sempre complicada "falta de tempo" (?) para estudar, deixava nervosos os dirigentes académicos...Era necessário deitar fora as tensões que acumulavam aos poucos!
As sessões de cinema no Cine-Clube Universitário, no Chiado Terrasse e no Jardim Cinema (vulgo "Vergas"), (nestes dois últimos havia fartos descontos para os sócios das AE's...), os torneios de Ping-Pong que se realizavam com frequência na Sede, as sessões de Música na Juke-box da Associação que sabíamos pôr a funcionar sem gastar um "chavo"... ou mesmo as sessões de música clássica gravada que às sextas-feiras podíamos ouvir na Sala de Matemáticas Gerais, ali logo à entrada do grande corredor quando se sobem as escadinhas da "Avenida das Palmeiras" eram um paliativo...eram um remédio para as nossas tensões diárias.
Também os Bailes realizados pelas várias Associações de Estudantes por altura do Carnaval e no final do ano lectivo tinham a mesma finalidade...Descontrair... Normalmente eram realizados na Casa do Alentejo ou na Cooperativa Militar, instituições situadas, ambas, nas imediações do Coliseu dos Recreios.
A AEFCL tinha instalações próprias na Faculdade que, por essa altura, se situava na rua da Escola Politécnica e era no Salão da sua sede, ali entre o edifício da Faculdade e o Jardim Botânico que decorriam quase todas as suas actividades, incluindo os Bailes.

13 de Fevereiro de 1956 - Segunda-feira de Carnaval
Grupo de Alunos no Baile de Carnaval
Reconhecem-se nesta fotografia, mencionados da esquerda para a direira, em varrimento, a Ana Maria Garcia da Fonseca Perloiro (Fac.Ciências), a Maria Margarida Rebelo Vaz Batista (Esc.Farmácia), a Maria de Jesus (Esc.Farmácia), a Maria Edith Pedro Marçal (a Matiti da Esc.Farmácia), a Maria da Graça Martinho Candeias, o Fernando Alves Martins (Fac.Ciências), a Maria José Folgado Pereira (Esc.Farmácia), o jjmatos (Fac.Ciências), o Crespo Joaquim (Fac.Ciências), a Maria de Lurdes Macedo (Esc.Farmácia), o José Barbeito (Fac.Ciências), a Maria Helena Pinto Pereira (Esc.Farmácia) e o Henrique Silva (Esc.Farmácia)

Baile na Associação de Estudantes da FCL


Os "dançarinos"... por entre os quais se percebe a Ana Maria Perloiro e o jjmatos.

Direcção da AEFCL, em 1956.

Nesta fotografia está reunida a maioria dos elementos da Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, no ano lectivo de 1955-56.

Reconhecemos todos eles. A partir da esquerda, o madeirense José Barbeito, nado e criado na rua da Carreira no Funchal (Oh! Barbeito... isto é que é memória!), o Quaresma da secção de Xadrês, o Vice-Presidente jjmatos, o Crespo Joaquim, a Francisca Mendes do Carmo Dionízio (a Chiquinha), o alentejano Luis Moura, o Presidente Fernando António Pinto Alves Martins e a "eminência parda" do PCP na Faculdade de Ciências, o impecável e eficiente Alfredo Noales Rodrigues de quem nunca mais ouvi falar... nem sequer nas últimas décadas da "era moderna"...

Março de 1956, no Jardim Botânico depois de um almoço no Refeitório da AE que o senhor Candera explorava ao mesmo tempo que ... nos explorava a nós.

Nesta foto, "posam para a posteridade" o Paulo Correia Hormigo, o Eugénio Augusto Fevereiro Chambel, NN (um "canhoto" exímio jogador de Ping-Pong...desculpa mas não recordo o teu nome...), o Luis de Matos Marcelino, o jjmatos e o João José da Silva Vaz Carreiro. Amigos de uma época dos quais apenas tenho tido alguns contactos, por vezes indirectos, com o Chambel e o Marcelino.


Sem comentários: